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A possibilidade de vender fiado deve ser considerada por lojistas e comerciantes, como alternativa para aumentar a receita do estabelecimento. Contudo, essa prática deve ser conduzida com os recursos adequados, de modo que a inadimplência seja reduzida, deixando, assim, de ser um problema.
Algumas maneiras de conduzir as transações comerciais desse tipo ajudam a reduzir o risco de ocorrerem prejuízos. Manter contato com cliente e ter informações sobre ele são as recomendações mais importantes. O controle das vendas também deve ser feito de maneira eficiente. Vamos saber mais sobre o assunto?
Este post vai lhe mostrar como se ver livre dos problemas sem deixar de oferecer a oportunidade de compra fiada aos clientes. Acompanhe!
Venda fiado somente para clientes de confiança
Vender fiado é algo que exige confiança. E esse sentimento não é conquistado de uma hora para outra. Por isso, não é recomendável fazer negócios dessa maneira com qualquer pessoa. Os comércios costumam ter sua clientela fiel, formada, especialmente, pelas pessoas que moram no mesmo bairro do estabelecimento. A venda fiada deve se restringir a esse tipo de consumidor.
Ter proximidade com quem compra no seu negócio também é fundamental, já que esse laço mais estreito pressupõe respeito e preocupação. Sendo assim, os riscos da inadimplência são muito menores, até porque o não pagamento resultaria no fim desse tipo de venda, prejudicando, dessa forma, o cliente.
Permita que apenas pessoas conhecidas e de confiança comprem fiado em seu estabelecimento. Isso evitará dores de cabeça e a possibilidade de não receber pelos produtos que foram vendidos. Toda prevenção é necessária quando se trata de dinheiro!
Exija dados e cópia da documentação
É importante que você tenha informações relevantes do cliente que pretende comprar fiado. Os documentos de identidade são fundamentais para manter o controle e saber exatamente quem está solicitando esse tipo de venda. Peça a cópia da carteira de identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do comprador, já que assim você terá os dados mais importantes dela.
Essas informações possibilitam que você saiba como cobrá-las da melhor forma, de maneira precisa. Além disso, de certo modo, essas obrigações já intimidam uma possível inadimplência. Outras informações importantes também podem ser obtidas para que esse controle fique ainda mais eficiente.
Criar uma ficha de dados pessoais dos clientes também é uma ótima maneira de contar com recursos para futuras possibilidades de cobrança. De preferência, faça isso no computador, incluindo informações como endereço, telefone de contato e o número dos documentos de identificação
Faça um controle digital das vendas
Anotar tudo no bom e velho caderninho é uma maneira que os comerciantes têm para controlar as vendas e quanto cada um dos clientes deve. Entretanto, é importante se modernizar. A Era Digital chega e nos oferece cada vez mais possibilidades interessantes, e os comerciantes devem fazer uso disso.
É fundamental que cada cliente tenha um registro de compras, podendo ser feito de maneira muito simples em uma planilha no Excel ou, até mesmo, utilizando softwares automatizados que registram todos os produtos adquiridos e os valores de cada um deles. O importante é calcular, mensalmente, a dívida do cliente.
Esses recursos digitais são especialmente importantes pela possibilidade de salvar tudo online, na nuvem. Isso evita qualquer tipo de perda dos dados e registros, o que causaria um grande prejuízo para o estabelecimento. Manter o controle no caderninho ou, simplesmente, no computador é arriscar demais!
Estabeleça contato para cobrar e enviar lembretes
Cobrar uma dívida não é lá algo muito agradável, entretanto é muito necessário. As contas precisam fechar e quem possui valores pendentes por causa do fiado precisa arcar com tudo. Desse modo, é importante buscar maneiras eficientes de fazer as cobranças, sem gerar nenhum tipo de mal-estar. Mais ainda, é preciso fazer isso da forma menos trabalhosa possível, que demande pouco tempo.
Bater de porta em porta seria uma opção relevante há uns 20 anos. Ligar também está fora de cogitação. Então qual seria o modo de comunicação mais eficiente e pontual? Sim, o WhatsApp! O Brasil possui, atualmente, 120 milhões de usuários do aplicativo, sendo o segundo país com mais contas ativas no mundo, atrás, apenas, da África do Sul. Isso quer dizer que a chance de precisão usando esse recurso é muito boa.
É possível criar listas de transmissão com o contato dos clientes que compram fiado e enviar mensagens de lembretes próximas às datas combinadas para o pagamento. É importante sempre usar um tom leve nos recados. Se necessário, envie mensagens pessoais para quem ainda não pagou.
Use cartões fidelidade
O cartão fidelidade é uma forma eficiente de manter o cliente sempre disposto a comprar na sua empresa. Ao mesmo tempo, ele é um recurso eficiente para a cobrança de faturas, minimizando, assim, os riscos de inadimplência.
Há prestadoras de serviços do setor financeiro que oferecem essa alternativa. Com ela, o comprador tem todos os seus dados registrados ao fazer o cartão, o qual possui um limite de crédito. A partir daí, as compras realizadas na empresa são computadas como um cartão de crédito normal, onde a fatura é entregue, mensalmente, na casa do cliente.
Dessa forma, o controle sobre os gastos é muito maior, assim como a cobrança. Até mesmo a negativação do nome do comprador, com o recurso, pode ser realizada facilmente pela própria empresa.
Ofereça descontos para pagamentos no prazo
Que tal oferecer preços mais baixos para aqueles clientes fiéis e que nunca lhe deixam na mão quando você resolve vender fiado? Os descontos são super eficientes, já que ele mexe com o bolso! Você pode oferecer preços com diferenças pequenas, mas que ao final farão uma diferença significante para o comprador.
É importante estudar bem essa possibilidade antes de aplicar. Ainda que isso resolva o problema da inadimplência, é necessário estudar como esses descontos vão impactar no lucro no fim do mês. Estude a precificação e faça simulações de como seu fluxo de caixa vai reagir a essa modalidade de tentar reduzir as dívidas de quem compra fiado.
É fundamental manter o cliente sempre próximo e desenvolver uma fidelidade. A confiança é fundamental para o comércio, e o seu negócio sai sempre na frente. Vender fiado é uma das maneiras de conseguir isso. Sendo assim, não abra mão, mas esteja sempre atento a recursos de se proteger da inadimplência.
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gostei muito das dicas.prncipalmente sobre o cartão fidelidade,os descontos sobre os incentivos a clientes com descontos.enfim todos os conselhos foram ótimos.
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Que bom Célia. A intenção é sempre ajudar. Obrigado pelo comentário.