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Tícket médio
Às vezes ouvimos falar em Tícket médio. Mas, sempre ouvimos dizer, de forma geral no comércio, as seguintes frases: “Precisamos aumentar as vendas”, ou, “precisamos bater as metas”, não é mesmo?
Mas, como atingir esses objetivos? Você comerciante já deve ter se feito esta pergunta por muitas vezes. Nem sempre as ideias são claras e as respostas objetivas. Na maioria das vezes chega-se a conclusão que só conseguirá alcançar seu objetivo se conquistar novos clientes.
Não necessariamente… Já pensou em aumentar o tícket médio de compras da sua carteira de clientes?
Afinal de contas, o que é o tícket médio?
Edmilson Tanaka, consultor do Sebrae, dá a seguinte definição para Tícket Médio; segundo ele, tícket médio é a métrica que apresenta o valor médio que cada cliente gasta em suas compras no seu estabelecimento. Este valor é determinado pela média entre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse volume de compras.
Exemplifico:
Digamos que o volume de vendas de um dia em sua empresa tenha sido de R$3.000, sendo que este montante representa vendas efetuadas a 100 clientes. Se dividirmos os R$3.000 pelos 100 clientes, encontraremos o valor de R$ 30.
Ou seja, dos 100 clientes do dia alguns devem ter gasto R$100 e outros devem ter gasto R$10, mas o valor médio gasto por eles é de R$30.
Pois bem, estes R$30 representam o tícket médio deste dia de vendas.
Segue abaixo algumas dicas de como aumentar suas vendas, bater suas metas, sem que para isso precise prospectar novos clientes:
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Recompense a fidelização do cliente
Isso mesmo! Diga ao o seu cliente o quanto ele é importante para você. Imagine o cliente recebendo um simples SMS no meio do dia, informando: Parabéns! Você acaba de ganhar um desconto de 25% por ser cliente nosso cliente fiel ;
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Acompanhe as compras do seu cliente
Estude o comportamento de frequência de compra do cliente. Informe ao cliente que sempre compra água com gás, por exemplo, que essa semana esse produto está na promoção;
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Aumente o poder de compra do seu cliente
Se você tem um meio de analisar o comportamento de pagamento do seu cliente, e ao final de um determinado período você vê que o mesmo, paga suas compras em dia, por que não informá-lo que foi beneficiado com um aumento de limite de 10%? O cliente pode ser recompensado pelo seu bom relacionamento com o estabelecimento;
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Realize promoções e informe aos seus clientes
Podemos dizer que é praticamente impossível o cliente adivinhar que nessa terça-feira haverá em seu estabelecimento uma promoção de sabão em pó, concorda? Então divulgue suas promoções, crie para o cliente a necessidade de comprar deste item, mesmo que ele não esteja precisando no exato momento;
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Acompanhe seus resultados
Periodicamente acompanhe os resultados obtidos, para ter certeza que suas ações estão sendo assertivas, pois, caso contrário, poderá mudar o rumo e realizar novas ações;
Colocando em prática todas essas dicas você poderá confirmar que é possível aumentar o tícket médio através de um acompanhamento das compras dos seus clientes. Com isso você consegue aumentar o poder de compra dos clientes fieis e identificar quais estão a um tempo sem comprar na sua loja e fazer uma ação para atraí-los de volta.
Diversos motivos podem existir para que o cliente se afaste de uma loja, mas na maioria das vezes basta uma ação para atraí-lo de volta, o que você precisa é ficar atento a sua carteira de clientes, pois por mais diferente que seja o perfil de cada um, todos os cliente possuem uma coisa em comum: “gostam de serem lembrados”.
Gostou dessas dicas? Visite nosso site e receberá muitas outras.
Lembre-se “Se você não cuidar dos seus clientes, alguém o fará para você.”Ricardo Jordão Magalhães.