O caminho simples para a produtividade

Tempo de leitura: 5 minutos

Parte 1 de 2

Existe um ditado russo que diz: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo, não vai pegar nenhum dos dois”. Podemos tomar isso como lição em nossas empresas ou até mesmo em nossa vida pessoal. Quando não sabemos qual caminho, escolha ou decisão tomar, tentamos atirar para todos os lados e acabamos não acertando nosso alvo.

É preciso ter um alvo para atingir e depois de atingido podemos passar para outro e assim sucessivamente. Alguns podem chamar de alvo, foco, meta, objetivo, seja lá o que for. Não quero entrar no mérito do significado de uma coisa ou outra, pois são diferentes; o assunto aqui é fazermos uma reflexão do que realmente buscamos ou precisamos nesse momento e priorizar isso.

Neste momento, a única coisa que precisamos resolver para melhorar nossos resultados na empresa ou até mesmo na vida pessoal, como citado acima, é melhorarmos nossa produtividade tanto pessoal quanto profissional, tendo uma única coisa para resolver de cada vez

“Viva como um selo postal, cole-se num único objetivo até alcança-lo”. (Josh Billings).

Quase tudo importa

Cada pessoa tem seu próprio jeito de ser, de levar a vida. Gostos diferentes, habilidades, humor, até o gostar é diferente. E isso é ótimo, pois difere as pessoas umas das outras. Por isso, nem tudo que é prioridade para uma pessoa é para outra. Sendo assim, cada pessoa deve buscar o que melhor lhe atende e o faz feliz.

Quando digo pessoas diferentes, também quero me referir às empresas. Aqui no blog, o que escrevo é basicamente para empresas e seus donos, mas espero que determinado assunto seja útil para pessoas físicas.

As empresas também são diferentes, com prioridades diferentes. Para alguns, determinada coisa é importante e para outras não. Há empresas que o que importa é o fluxo de caixa; para outras, o aumento de clientes; para outras, resolver problemas de funcionários, mas, o que penso ser unânime, é o aumento ou manutenção das vendas.

“As coisas que mais importam nunca devem ficar à mercê de coisas que importam menos.” (Johann Goethe von Goethe)

Uma vida equilibrada

Em busca dessa única coisa a ser resolvida, precisamos ter uma vida empresarial ou pessoal mais equilibrada. Digo isso porque realmente é difícil manter o foco numa única coisa quando há conflitos que nos impedem de focar no que realmente precisa ser feito.

Precisamos nos concentrar, sentir e absorver as coisas que estão à nossa volta e entender de verdade o que é preciso resolver de imediato. Podemos fazer uma lista de prioridades num dia, reler no outro e no terceiro dia, confirmar se o que relacionamos está realmente em ordem de prioridades.

Depois que relacionarmos o que precisamos resolver, vamos relaxar e concentrar na busca das melhores soluções. Esse relaxamento não é ser preguiçoso e esperar que tudo se resolva sozinho, pelo contrário, é o relaxamento mental, uma vez que já demos o primeiro passo em busca de solucionar ou atingir o que estamos buscando.

E para atingir o objetivo esperado, precisamos manter uma vida equilibrada. E o que imagino nessa vida equilibrada é a junção da saúde física e mental, pois somente com saúde nestas duas áreas somos de fato capazes de seguir adiante com nossos projetos.

A prática de exercícios com regularidade, no mínimo duas ou três vezes na semana, já ajudará. Deixar de fumar e diminuir durante a semana bebidas alcóolicas, também pode ajudar nesse equilíbrio. Ouvir mais e saber absorver a informação para dar as respostas corretas, também poderá ajudar a equilibrar sua vida para começar a resolver a única coisa de que estamos falando.

A verdade, sejamos claros, é que ninguém terá uma vida equilibrada a todo momento, porém podemos sim melhorar a cada dia, fazendo o mínimo de esforço e tentando a cada dia “segurar a onda” diante de tantas informações que nos chegam todos os dias. O mínimo, talvez, seja o que coloquei acima e como eu disse, cada um tem seu jeito próprio de viver. Por isso, se não tentarmos nos manter equilibrados com o mínimo possível, dificilmente conseguiremos focar no que realmente precisamos priorizar em nossas vidas.

“A verdade é que equilíbrio é uma bobagem. É um sonho inalcançável…A busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida, como viemos a concebê-lo, não é apenas uma proposta prejudicial; é também dolorosa e destrutiva”. (Keith H. Hammonds)

De 3 tiramos 1

Depois que fizemos uma lista com as diversas coisas que precisamos resolver tanto em nossa empresa, quanto em nossa vida pessoal, vamos fazer um novo corte relacionando as três coisas que estão em primeiro lugar.

Lembre-se de que a lista deve ter três coisas na vida pessoal e também na sua empresa ou na empresa em que trabalha. Destas três coisas que primeiro quer resolver, escolha uma. Veja bem, pense de um dia para outro e escolha a única coisa na empresa e na sua vida pessoal que irá resolver ou colocar em prática.

Dessa vez não vou terminar o assunto hoje, penso que podemos transformar esse assunto num pequeno projeto até a próxima semana. Você terá tempo de ver se realmente é relevante para você e, caso seja, faça a lista, tire as três coisas mais urgentes e destas três, escolha apenas uma; a única coisa que você vai resolver ou realizar.

Lembre-se: o caminho para a produtividade tem que ser simples. Para ser simples você precisa ser fisicamente e mentalmente saudável, por isso comece a pensar se você está realmente se cuidando nestes dois níveis. Por último, faça a sua lista de prioridades e escolha a única coisa que vai dar jeito de resolver.

Espero que até os próximos dois dias, você já tenha sua lista e a sua única coisa para resolver. Que seja uma resolução que demanda pouco tempo ou mesmo um projeto que leve mais tempo ou até que seja permanente. O que importa é que você comece a ser produtivo o quanto antes.

Na próxima semana terminamos esse assunto, pois acredito que dará tempo para você e até mesmo para eu pensar em qual “coisa” resolveremos esta semana.

Lembre-se:

“Fazer duas coisas ao mesmo tempo é não fazer nenhuma delas.” (Publilius Syrus)

Até semana que vem.

Se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *