O caminho simples para a produtividade

Tempo de leitura: 4 minutos

Parte 2 de 2

Seja simples

Não se preocupe em acumular tarefas, foque em ser produtivo. Permita que apenas o mais importante direcione seu dia. Vá ao extremo e quando descobrir o que é realmente relevante, continue perguntando o que mais importa, até que sobre apenas uma coisa. A atividade central tem de estar no topo da sua lista de sucesso.

Tenha coragem de dizer não. Não importa se você diz “depois” ou “nunca”, a ideia é dizer “agora não” para qualquer coisa que você poderia fazer em vez de concluir o que é mais importante.

Não se prenda ao jogo do “ok, feito”. Se acreditarmos que as coisas não importam igualmente, temos de agir desse modo. Não podemos ser direcionados pela ideia de que tudo tem de ser feito, eliminando coisas da lista e de que isso é o que traz o sucesso.

Não podemos ficar presos neste jogo, que nunca produz vencedores. A verdade é que as coisas têm mesmo valores diferentes entre si e, o sucesso vem quando nos preocupamos com o que é mais importante.

A distração é algo natural

Em casa ou no trabalho, distrações levam a escolhas equivocadas, erros dolorosos e estresse desnecessário. Não se sinta mal quando te distrair; todo mundo se distrai. Fazer muito de uma vez causa prejuízo, por isso, no texto da semana passada bati muito na tecla da “única coisa”. 

A distração prejudica os resultados. Quando você tenta fazer muita coisa de uma vez, pode acabar não fazendo nada direito. Descubra o que é mais importante no momento e concentre sua atenção nisso.

Com o intuito de colocar o princípio da única coisa para funcionar, você não pode acreditar na mentira que fazer duas coisas ao mesmo tempo é uma boa ideia. Embora agir assim, seja às vezes possível, nunca é possível fazê-lo com eficácia.

Os hábitos

Não seja uma pessoa disciplinada. Seja uma pessoa de hábitos poderosos e use disciplina para melhorar seus hábitos. A construção e o desenvolvimento de um hábito por vez pode ser uma boa alternativa. O sucesso é sequencial, não simultâneo.

Ninguém tem, de verdade, disciplina para adquirir mais de um hábito poderoso por vez. As pessoas que são muito bem sucedidas não são nem um pouco sobre humanas, elas apenas usaram a disciplina para desenvolver bons hábitos e ao longo da vida criando um a um e aos poucos.

Dê a cada hábito um tempo suficiente para fazer parte do seu dia a dia. Sustente a disciplina tempo suficiente para que ela se torne rotina. Hábitos, em média, levam 66 dias para se formar (no google, onde pesquisei, tem vários dias; acredito que essa quantidade é mais adequada).

Uma vez que um hábito foi estabelecido, você pode melhorá-lo da forma que achar mais adequada ao seu estilo de vida. Assim que esse hábito já fizer parte da sua rotina, você não precisa mais fazer força para lidar com ele, pode partir para o próximo bom hábito.

Se você praticar algo repetidamente, a conquista não é apenas uma ação que você executa, mas sim esse hábito que ficou bem estabelecido em sua vida. Desenvolva a disciplina correta para construir um hábito saudável e correto e alcançará resultados extraordinários.

Temos que ter força de vontade

Para finalizar a parte 2 de 2 desse assunto, quero falar da força de vontade. Buscar bons hábitos, decidir qual a coisa mais importante a se fazer, não se distrair; tudo isso é muito difícil se não tivermos a força de vontade para nos motivar a realizar.

Não gaste toda a sua força de vontade em qualquer dia. Todos nós temos um estoque limitado, então precisamos decidir o que mais importa, qual a única coisa que precisamos resolver e reservar essa força para executar essa tarefa.

Precisamos monitorar nosso medidor de combustível, pois força de vontade com carga máxima requer um tanque cheio. Nunca deixe que o mais importante seja comprometido simplesmente porque seu cérebro estava com o tanque vazio.

Uma coisa muito importante, são os horários de cada tarefa. Eu por exemplo, tenho registrado em minha agenda que todas as terças feiras, às 7 da manhã tenho que escrever algum assunto para este blog. Se tornou um hábito e gosto bastante.

Eu tenho um horário específico para isso. Faça o que for mais importante primeiro. Força de vontade máxima significa sucesso máximo. Escrevo para vocês e para mim, pois aprimoro meus pensamentos neste ato, enche meu tanque de força de vontade e me sinto muito bem em fazer isso.

Não bata de frente com sua força de vontade. Construa seus dias em torno de como ela funciona e deixe que ela faça a parte dela para construir sua vida. A força de vontade pode não estar sempre à disposição, mas quando você a empregar primeiro no que é mais importante, pode sempre contar com ela.

Abraço, se cuidem e até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *