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Encontrar novos clientes é uma das maiores dificuldades enfrentadas por empresas no mercado. Em vista deste problema o empresário precisa utilizar de todas as estratégias que conhece para capitar e manter seus clientes. Apenas ter um produto de qualidade não é mais diferencial no mercado, é preciso oferecer uma experiencia completa e diferenciada para que o consumidor se torne um cliente fiel.
Ter a fidelidade do cliente significa ter um defensor da marca, que utiliza seus produtos, promove a ideologia e não se importa de pagar a mais para ter o produto que deseja. infelizmente a maioria das vezes estes são a minoria dos clientes, porém podem representar a maior parte do faturamento da empresa.
Capitar novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que mantê-los, por isso investir em relacionamento e em ações de marketing que toquem os corações dos consumidores é primordial. Fidelizar o cliente depende muito mais de adotar condutas do que fazer grandes investimentos financeiros e mesmos que estes sejam necessários, sem as condutas corretas os resultados não acontecem conforme o esperado.
A sua marca Fideliza
Se tratando de conquistar o consumidor, a marca e seus valores são os principais fatores de encantamento. Tais valores são formados em todos os momentos que o consumidor tem contato com a marca, seja em um comercial, no ponto de venda ou na consumação do uso do produto. Assim sendo, o ideal é que não se venda um produto e sim uma experiência, e sempre entregue o que é prometido. A quebra das expectativas é um dos principais fatores que afastam o consumidor.
Outro fator importante para manter e ganhar novos consumidores fiéis é estar sempre próximo ao mesmo. As novas vertentes do marketing sempre apontam para um relacionamento de duas vias com o consumidor. Este dialogo é fundamental para coletar informações e oferecer o que o seu consumidor deseja. Tenha uma equipe treinada e motivada para atender o cliente, resolver seus problemas e cuidar da pós venda.
Por último, manter o foco no futuro e não apenas nos resultados de curto prazo, evita ser pego de surpresa por mudanças de mercado. Coisas como não investir em novas tecnologias pode significar o fracasso do seu negócio, se isso acontecer nenhuma das ações acima serão capazes de manter os consumidores interessados.
Alguns motivos para fidelizar seu cliente
• Aumentar a recompra e volume de vendas.
• Menor sensibilidade ao preço.
• Menor sensibilidade a conveniência.
• Marketing boca a boca.
• Cliente defende e indica a marca.
• Maior aceitação para novos produtos.
• Vendas cruzadas.
• Maior credibilidade em momentos de falhas.
• Clientes fiéis custam menos que os novos clientes.
É preciso fidelizar
Fidelizar parece uma tarefa difícil, e as vezes pode até ser, demanda dedicação e os resultados nem sempre vem a curto prazo, porém, os benefícios como visto acima são compensadores.
Investir tempo e dinheiro na fidelização custa menos que investir por exemplo em publicidade e como consequência além de melhorar as vendas e dar visibilidade à sua marca, o seu negócio e os seus colaboradores também se tornam melhores.
Algumas dicas para começar a fidelizar.
• Colocar o cliente em primeiro lugar.
• Oferecer uma experiência de consumo exclusiva.
• Ter um atendimento de qualidade ao cliente.
• Antecipar as necessidades do cliente.
• Ter empatia e personalização durante a venda.
• Adotar uma comunicação clara e objetiva.
• Transparência e flexibilidade durante uma negociação.
• Cumpra o que promete.
• Programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivas.
• Recompense o cliente fiel. (não necessariamente com brindes e descontos).
• Equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente.
• Criação de um sentimento de comunidade e pertencimento.
• Saber aceitar críticas e sugestões dos clientes.
• Acompanhar a pós venda.
• Ferramentas e processos de CRM.
• Criar valor para a marca.