Tempo de leitura: 3 minutos
A partir do momento que você decide lançar um cartão próprio para sua loja, ou seja, um cartão fidelidade, surgem alguns desafios.
Alguns clientes dizem que não querem o cartão porque já possuem muitos cartões. Argumentam que os mesmos já lhe trazem dor de cabeça suficiente. Mais um cartão só iria piorar as coisas e que ele teria dificuldades em fazer um controle financeiro eficiente.
Outros dizem não querer o cartão, pois “não gostam de cartão”. Preferem continuar comprando naquele crediário tradicional, o famoso Fiado. Muitas vezes, não querem ter o compromisso de pagar seus débitos em um dia definido, pois, no Fiado, ele pode pagar quando bem entender e sem juros ou multa.
Vender na notinha é um mau que muitos comerciantes ainda sofrem hoje em dia.
Para incentivar o cliente a aderir ao seu cartão, você deve oferecer algum benefício. Assim, se fizer sentido para o cliente, certamente este irá colocar o cartão fidelidade de sua empresa, na carteira dele.
Você poderá mostrar os benefícios exclusivos que seu cliente terá quando utilizar o cartão fidelidade. Alguns exemplos de benefícios são:
Promoções exclusivas
Você pode fazer uma parceria com determinado fornecedor e adquirir um produto que queira evidenciar em sua loja dando aos seus clientes do cartão fidelidade um desconto de 20%. Dessa forma, o cliente que ainda não tem o cartão, terá o desejo de adquirir o mesmo para usufruir também do desconto.
Acúmulo de pontos
Quanto mais o cliente comprar e pagar sua fatura do cartão fidelidade, mais pontos acumula, podendo trocar por prêmios ou descontos. Isso incentivará o cliente a comprar mais com o cartão.
Sorteios
Em vez de ficar fazendo aqueles tickets em papel para os clientes preencherem, você poderá fazer sorteios para quem possuir o cartão. Desta forma você saberá mais rapidamente quais clientes estão comprando e participando. Assim é possível gerar os tickets já preenchidos caso você queira manter a tradição de sorteios ao vivo, ou poderá usar estas informações para sorteios eletrônicos.
O cliente não pode ser obrigado a adquirir seu cartão. Mas você possui vários argumentos para convencê-lo, mostrando todos os benefícios, que devem ser reais. Tais benefícios não podem ficar somente na propaganda.
Em meio à concorrência que estamos enfrentando, a fidelização de clientes é muito importante. Então, temos que fazer algo para “amarrar” os clientes em nossos estabelecimentos comerciais ou de serviços. Mas, para que isso aconteça é preciso transformar uma parte de nossos lucros em possibilidades de recompensa àqueles que decidiram ser fiéis à nossa empresa.
Como expliquei acima, você tem que ter os argumentos para convencer o cliente e dar realmente benefícios concretos. Porém, deve fazer isso com afinco, pois é sua empresa que perde em não ter muitos clientes fidelizados. Muitos empresários acham que ter um cartão próprio não é vantagem em razão da inadimplência, se você também pensa assim, clique aqui e verá que este não é um problema, e sim pode ser mais uma forma de ganhar dinheiro com seu próprio cartão.
Seja simples e objetivo, ético e carismático. Com ações simples poderá ter boa parte de seus clientes utilizando o cartão fidelidade da sua loja, estando sempre à frente da concorrência em ações personalizadas que trarão mais receita e, consequentemente, mais lucro para sua empresa.
Pense nisso!