Tempo de leitura: 8 minutos
A tecnologia a serviço dos pequenos produtores rurais, onde sai os tickets em papel e entra o cartão Vale feira eletrônico.
Em muitos municípios do Brasil, principalmente no interior do país são conhecidas as feiras onde os agricultores familiares vendem seus produtos.
Em boa parte destes municípios o Vale Feira ou Ticket Feira é prioritariamente dado pelas prefeituras a seus funcionários a título de benefício para que estes possam comprar os produtos ofertado na feira, onde lá estão os agricultores familiares daquele município.
É uma boa ideia e um ótimo benefício para todos. Os funcionários saem ganhando por ter um poder de compra maior a título de comida e os agricultores familiares aumentam suas rendas tendo um local próprio para vender seus produtos.
Comida saudável
Fato é que, nas feiras da agricultura familiar praticamente todos os produtos alimentícios vendidos são produzidos com um mínimo de agrotóxicos. Posso afirmar quase com certeza que, talvez, mais de 80% dos produtos são produzidos de forma totalmente orgânica.
Isso porque a quantidade produzida é pequena por cada produtor, e se utilizar agrotóxico talvez possa inviabilizar tal produção.
Dessa forma os consumidores sempre poderão adquirir produtos cada vez mais saudável. Então não só o benefício financeiro se dá nesta relação, também é importante destacar o benefício da saúde.
Sociabilização
Outro fator importante a se destacar nestas feiras é a sociabilização. A feira é um local onde as pessoas em determinados dias se reúnem não só para as compras dos produtos ali vendidos, mas também, para encontrar com os amigos para um happy hour quando estas feiras são realizadas no final do dia.
Não só frutas e verduras são vendidos nestes locais, também são comercializados vários outros como bolos, pães, pastéis, caldo de cana, doces entre vários outros produtos artesanal feito pelos feirantes que ali podem expor, vender e claro, faturar com seus produtos.
Sendo assim, a feira tem mais o benefício da convivência. Então veja que podemos cada vez mais aumentar os benefícios da implantação de um Cartão Valei Feira nos municípios ou comunidades que ainda não tem essa cultura.
Ticket de papel
Até bem pouco tempo atrás, o único instrumento para que as pessoas pudessem ter o vale feira era através de papel. Principalmente as prefeituras, que são em grande parte quem mais dá esse benefício a seus funcionários, são as mais prejudicadas pelo fato do gasto que tem com esses papeis.
Muitas vezes as feiras acontecem semanalmente. Para controlar os gastos em determinada semana, muitas prefeituras tem uma cartela de ticket de papel com cores diferentes para que o usuário do ticket possa utilizar somente aquela quantidade ou cor em determinada semana.
Além de ser um controle tanto para o usuário quanto para o feirante um tanto complicado, as prefeituras ainda têm que guardar esses tickets depois de recebido pelo feirante, por pelo menos 5 (cinco) anos.
Existe o custo do papel, o custo para o funcionário fazer a distribuição, o custo para o controle e contagem, o custo para guarda, enfim, vários custos embutidos. Ou seja, não é somente o custo para fabricar o ticket, mas sim tudo o que é preciso depois dele pronto.
O difícil controle do ticket em papel
Como podemos observar, há uma série de fatos que inviabiliza continuar utilizando o ticket de papel para o Vale Feira.
A prefeitura tem que contar os tickets feitos. Tem que entregar e controlar os tickets dado a seus funcionários, muitas vezes em forma de cartela, tendo que pegar assinatura de cada funcionário que recebeu esses papeis.
O funcionário por sua vez tem que cuidar destes tickets com muito cuidado, pois se os perde, é dinheiro que está perdendo, pois sem eles não consegue comprar na feira. Na hora que vai comprar algo na feira ainda tem que ficar contando os papeis de valores diferentes até dar a soma do valor da compra efetuada.
Da mesma forma, o feirante tem que pegar aquele monte de papel de cada usuário e guardar de forma segura para depois prestar conta ao responsável pelo pagamento. Ou seja, caso perca algum papel é dinheiro que irá perder.
Por fim, volta-se novamente na prefeitura que precisa receber os papeis de volta do feirante, somar pagar e como dito acima, guardar esses papeis por pelo menos 5 (cinco) anos.
É muito trabalho.
Tecnologia a favor do Vale Feira
Com o cartão eletrônico Vale Feira, todo esse controle de papeis acaba.
Para o funcionamento do cartão eletrônico funcionada da seguinte maneira para cada personagem que são: Empregador, funcionário e feirante.
Empregador tem o cadastro de todos os seus funcionários. Ele determina qual valor que irá dar por semana ou por mês para cada funcionário. Dessa forma o cadastro feito uma única vez fica com o valor pré-determinado no sistema. Toda vez que for dar o crédito, basta clicar e marcar todos os funcionários e dessa forma ao gerar a carga automaticamente esse valor já está alocado na conta de cada usuário que tem direito ao Vale Feira.
O funcionário que é o usuário do cartão Vale Feira recebe seu cartão para fazer compras especificamente nos feirantes que fazem parte da feira idealizada pela prefeitura ou pela associação de feirantes. Toda vez que o empregador dá a carga, automaticamente o usuário já poderá ver o seu saldo através do aplicativo.
O feirante terá um aplicativo onde poderá realizar suas vendas de forma rápida e segura, e toda transação está disponível no mesmo instante de forma online. E a venda é feita muito rápida, pois basta apontar o celular para o QR Code do cartão do usuário do cartão, digitar o valor, o usuário digita sua senha e pronto, a venda estará realizada.
Controles seguros através do cartão eletrônico
Nas transações através do cartão não há papel. E se não há papel todo o controle é feito de forma eletrônica.
Quando o empregador dá os créditos ele terá todos os relatórios do geral ou individual de todos os valores que deu em cargas. Todo esse controle já estará feito eletronicamente, sem a necessidade de somas, controles por vários funcionários, sem distribuição de tickets. Não precisa de nada disso. Deu a carga, pagou o boleto da carga, pronto, tudo resolvido. Não precisa guardar nada, pois todos os dados ficam em nuvem para sempre.
Os usuários não precisam mais ficar guardando seus tickets. Basta guardar o seu cartão Vale Feira. Sempre que precisar olhar seu saldo ou seus gastos, estará tudo disponível online através do app. Ou seja, não precisa controlar nada, pois o sistema controla tudo eletronicamente.
Por fim, para o feirante é uma mão na roda. Ele recebe os valores eletronicamente. Poderá ver a qualquer hora seu relatório das vendas efetuadas. Saberá o dia que os valores serão pagos e qual valor será pago pelos produtos vendidos. Não precisa guardar nada de papel, pois tudo estará disponível online na palma da sua mão através de seu smartphone.
Agricultura Familiar
Há estudos que indicam que 80% dos empregos gerados no campo vem através da agricultura familiar. Por isso a importância de se valorizar esses pequenos agricultores que fazem toda diferença na geração de emprego e renda “na roça” e principalmente nos municípios do interior do Brasil.
Além disso, a Agricultura familiar protege a biodiversidade. É um modelo sustentável de agricultura, pois só utiliza as áreas necessárias para o plantio, protege rios e nascentes, e as florestas em suas propriedades que são pequenas. Toda a parte natural é importante para eles, principalmente o cuidado com as águas, porque é a principal riqueza que muitos têm em suas propriedades.
É uma questão de bom senso o incentivo à política da agricultura familiar. Além de promover o desenvolvimento sócio econômico, a agricultura familiar é sim a responsável pela geração de riqueza e alimentos para os brasileiros.
Assim, vemos a importância da criação das feiras livres nos municípios onde ainda não existam e que, o cartão Vale Feira eletrônico além de atender as prefeituras e seus funcionários é a alternativa de trazer mais empresas e funcionários a adquirirem seus produtos e assim gerais ainda mais renda e certamente mais empregos nos municípios onde são implantados.
Até a próxima semana!