Tempo de leitura: 6 minutos
Manter o controle do fluxo de caixa é um dos principais objetivos de um gestor. Para isso, ele deve atuar em diversas frentes, criando formas de aumentar a rentabilidade, reduzir custos, ter um crediário próprio com fidelização de clientes, negociar prazos com fornecedores e de diminuir — sem comprometer as vendas — o prazo de recebimento.
Para alcançar esses resultados, a fidelização de clientes é uma ótima estratégia, pois gera receita recorrente, ajudando no controle do fluxo de caixa e atuando com ferramenta na gestão do crediário próprio. Além disso, é um indicador de sucesso da organização. Se o cliente volta a comprar no seu estabelecimento, ele gostou do atendimento, do preço e dos serviços ofertados.
Outro aliado para manter o controle do fluxo de caixa é o cartão fidelidade. Quando aplicado de forma eficiente, ele traz diversas vantagens — e este artigo é dedicado a expor as principais delas. Quer saber quais são? Continue lendo e descubra!
Funciona como crediário
Dar um cartão fidelidade ao cliente não engloba somente a promessa da troca de pontuação por prêmios. Na verdade, essa é apenas uma das diversas funções que ele pode ter.
Por exemplo, no período de crise econômica, os clientes tendem a reduzir as compras a prazo — seja por terem dificuldades de pagar suas compras ou para evitar endividamento, já que os juros do cartão são uns dos mais altos do mercado. Dessa forma, as empresas passam a buscar alternativas para manter seu caixa positivo.
Uma das saídas é incluir no cartão fidelidade também o crediário próprio. A possibilidade de ganhar prêmios somando pontos a cada compra realizada ainda existe, mas, além disso, o cliente tem um limite de crédito para comprar exclusivamente em sua loja, depois de sua aprovação cadastral. Dessa forma, os consumidores conseguem comprar muito mais, impulsionando os lucros de sua empresa e movimentando seu caixa.
Possibilita maior controle dos pagamentos
Usando o cartão fidelidade como crediário próprio, a empresa consegue ter maior controle dos pagamentos das mensalidades em relação ao carnê convencional. O controle e gerenciamento de vendas, recebimentos e cobrança são automatizados, reduzindo a dificuldade do processo.
Como o crediário geralmente oferece parcelamento em mais vezes que um cartão tradicional, controlar isso se torna um grande desafio — especialmente se a demanda for alta. Muitas lojas deixam uma pessoa, ou até mais, dedicada apenas a organizar esse processo.
Usando um sistema automatizado, o controle do fluxo de caixa é facilitado, o que reduz os gastos com mão de obra, diminuindo seu custo operacional e aumentando a disponibilidade de capital.
Reduz o risco de inadimplência
Quando você mantém um controle maior dos pagamentos desde a negociação inicial, já consegue diminuir bastante o risco de inadimplência. Além disso, com um serviço próprio, a empresa pode realizar uma análise de crédito mais aprofundada. Dessa forma, é possível prever com mais exatidão os riscos de inadimplência de cada cliente.
Com a negociação concluída e o crediário em andamento, a empresa não precisa se preocupar em acompanhar o pagamento das parcelas. Caso haja atrasos, podem ser usados recursos mais impessoais para cobrar os clientes sem causar constrangimentos. É possível utilizar medidas como:
- mensagens de SMS;
- mensagens em aplicativos de celulares;
- envio das faturas vias correios;
- e-mails agradecendo o pagamento em dia da parcela anterior e avisando sobre o próximo vencimento;
- ofertas de descontos e prêmios, caso o cliente mantenha o pagamento regular.
Diminui a desistência de compra por falta de dinheiro
Transformar o cartão fidelidade em um crediário próprio é uma forma de incentivar as pessoas a comprarem, mesmo que estejam sem dinheiro no momento. Muitas vezes, o cliente desiste de comprar um produto porque não tem o valor suficiente para comprar à vista.
O crediário próprio, não apenas consegue substituir o cartão de crédito, como chega a melhorá-lo. Com ele, o cliente pode adquirir o produto desejado dividindo a compra em parcelas que estão de acordo com sua realidade financeira. Como esse cartão só pode ser usado em sua loja, o cliente compra mais vezes e em e valores maiores que a compra convencional — e isso aumenta o ticket médio de sua empresa.
Gera maior segurança nas negociações
A empresa sendo agora responsável por liberar o crédito de compras para o cliente, pode acessar o histórico dele. Assim, ela tem a real noção do limite de crédito que deve ser liberado.
Com isso, os colaboradores têm maior segurança nas negociações, ao analisar informações como:
- compras anteriores;
- renda e capacidade de pagamento;
- histórico de pagamentos etc.
Analisar esses dados durante o processo de liberação de crédito aumenta a eficiência das operações e diminui a inadimplência.
Aproxima e fideliza o cliente
Esse é o benefício que comprova o sucesso do planejamento. Optando por liberar um crediário próprio para o cliente — em vez de uma simples troca de prêmios —, a empresa consegue aproximar seus consumidores e, de fato, alcança a fidelização.
Isso acontece porque, durante a negociação de crediário o cliente “abre a sua vida”, para os colaboradores da loja, e, quando o processo é bem-sucedido, cria-se uma simpatia natural do consumidor para com o vendedor.
Além disso, essa modalidade de serviço possibilita que as mensalidades sejam divididas em um número maior de parcelas — algo que não acontece no cartão de crédito. Essa facilidade ajuda a pessoa que está comprando a organizar melhor sua vida financeira. Dessa forma, o cliente se sente abraçado pela empresa, se aproximando dela e fazendo uma propaganda gratuita do serviço que recebeu.
Aumenta as vendas
Quanto maior a fidelização, maior o número de clientes recorrentes, melhorando a receita fixa do estabelecimento, sem o risco da inadimplência, e reduzindo o custo da aquisição de novos clientes. O crediário próprio aumenta consideravelmente o poder de compra dos consumidores, em um nível que poucos cartões de crédito conseguem cobrir.
Manter o controle do fluxo de caixa é um grande desafio, especialmente em períodos de dificuldade econômica. No entanto, é uma batalha que pode ser superada! O cartão fidelidade é uma ótima alternativa para isso.
Gostou do artigo? Está pensando em aderir ao cartão fidelidade e melhorar o desempenho de suas vendas? Fale conosco, vamos ajudá-lo!