Tempo de leitura: 5 minutos
Segundo a pesquisa mais recente realizada pelo Serasa Experian, a maior instituição de proteção ao crédito do Brasil, o número de cidadãos com alto índice de inadimplência (endividados) já está na casa dos 60 milhões, sendo considerado o mais alto nos últimos cinco anos.
Fatores como as altas taxas de juros, carga tributária elevada, aumento no índice de desemprego e crise econômica agravada, têm contribuído diretamente com a complexa realidade do nosso país.
Isso significa que a sua empresa precisa ter muito cuidado para não ter que lidar com esse tipo de situação. Portanto, separamos algumas ações para diminuir a inadimplência dos clientes e garantir a rentabilidade do negócio. Continue a leitura para conferir todas as dicas!
1. Estabeleça um sistema de cadastro eficiente
Dependendo do volume de transações que sua empresa realiza por dia, ter controle sobre tudo o que acontece se torna uma tarefa muito complicada. Então como fazer para distinguir os clientes que pagam suas dívidas em dia dos maus pagadores?
A resposta é simples: invista em tecnologias de gestão comercial como ERPs, softwares e ferramentas de controle financeiro que permitem o cadastramento dos seus compradores. Dessa forma, é possível manter um histórico de suas compras, pagamentos e status financeiro.
Com os dados de seus compradores cadastrados no sistema, você pode ter total controle sobre as concessões de crédito, administrando a situação de forma mais cautelosa e minimizando os riscos.
Por exemplo, um cliente que paga as suas faturas em dia e realiza compras com frequência, pode ter o seu limite de crédito ampliado. Enquanto aquele que tem o hábito de atrasar os pagamentos, deve ser tratado com mais cuidado. Assim você aumenta o faturamento sem correr o risco de tomar os famosos “calotes”.
2. Crie uma metodologia de cobrança
Os empreendimentos que mais conseguem controlar o seu ressarcimento de dívidas são aqueles que têm uma metodologia de cobrança eficiente, estabelecendo as formas de proceder diante dos casos de inadimplência.
O fato é que não se deve esperar para agir quando a empresa identifica um cliente inadimplente, pois como citamos no início do artigo, a situação tende apenas a se agravar com o decorrer do tempo. O primeiro passo é contatá-lo imediatamente, conhecer os motivos que estão causando atraso no pagamento e oferecer formas de negociação da dívida. Afinal, o fato de ele estar com dificuldades para pagar, não significa que não pode gerar receita para o seu negócio novamente.
O interesse de liquidar as dívidas é tanto do consumidor como seu, mas se as condições da negociação não forem honradas, é importante tomar as medidas cabíveis o mais rápido possível, para evitar comprometer o seu faturamento.
3. Diminua a inadimplência dando preferência ao recebimento no Cartão Fidelidade da sua empresa
Uma das melhores ações que seu empreendimento pode aderir para diminuir a inadimplência e, ainda, fidelizar os clientes à marca é estimulando os recebimentos no cartão de crédito (cartão fidelidade) da sua empresa.
Para isso, é preciso incentivar os consumidores com bons argumentos a respeito das vantagens de realizarem um cadastro na loja e obterem o seu cartão de crédito, como a prevenção de endividamento, além de oferecer benefícios como descontos em quitações antecipadas.
Vale lembrar, ainda, que é importante evitar receber em cheques, já que não oferecem nenhuma garantia de recebimento e podem comprometer sua lucratividade.
4. Realize análises de crédito minuciosas
Antes de conceder crédito para seus clientes, seja qualquer forma de parcelamento que não garanta que sua companhia receberá o valor da venda, é imprescindível realizar uma análise de crédito minuciosa.
Consulte o perfil financeiro do consumidor, procurando por pendências de pagamentos com instituições financeiras e outras empresas, protestos ou qualquer tipo de problema que restrinja seu nome.
Com base nessa análise, você pode avaliar as condições da instituição que solicita a liberação de crédito e entender as dimensões do risco que o comprador pode oferecer aos pagamentos de seu empreendimento. Uma análise bem-feita permite que você restrinja a concessão a consumidores que oferecem alto risco.
5. Seja cuidadoso ao oferecer facilidades de pagamento
Por mais que, como empreendedor, você tem compromisso com a satisfação de seus consumidores, é necessário tomar certos cuidados antes de facilitar as formas de pagamento.
Estude aspectos como o número de prestações, para que a rentabilidade do negócio não seja afetada e coloque a companhia em risco financeiro. Portanto, determine valores para concessão de crédito. Digamos que o cliente que faz uma compra de R$ 300 tem direito a pagar em um número X de parcelas, enquanto aquele que compra acima de R$ 300 tem direito a pagar em um número Y. É necessário balancear o custo-benefício com a satisfação do consumidor.
6. Premie os seus clientes com um cartão fidelidade
Para finalizar a lista de ações para diminuir a inadimplência, a melhor forma de manter um ótimo fluxo de caixa e um faturamento satisfatório, é valorizar os clientes bons pagadores, estimulando-os a comprar mais em sua empresa.
Claro que sempre considerando uma política de concessão de crédito coerente, tomando cuidado ao expandir os seus limites de crédito e, é claro, na hora de oferecer descontos.
Além disso, você já pensou em premiá-los com um cartão fidelidade do estabelecimento? Essa é uma das melhores estratégias para incentivar o consumo, fidelizar os clientes, minimizar os riscos de inadimplência e aumentar o faturamento do negócio.
Agora que você já conhece as melhores ações para diminuir a inadimplência dos clientes e garantir mais segurança financeira para seu negócio, assine a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!