Você verifica o quanto você ou sua empresa gasta na padaria?

Tempo de leitura: 2 minutos

Parece uma pergunta um tanto boba não é?

Pois é, só parece!

Além da Topcard, também sou diretor em outras duas empresas.

Em uma delas, que fabrica móveis tubulares, entrei por uma oportunidade de negócios e utilizei uma técnica do livro Pai Rico e Pai Pobre, colocando pessoas muito boas para gerirem esse novo empreendimento, uma vez que minha atividade principal é aqui na Topcard.

Mas o que quero falar neste texto não é sobre isso, falarei em outra oportunidade. A mensagem que quero deixar aqui hoje é sobre controle de custos. Isso mesmo, novamente batendo nesse ponto. Penso e pratico esse princípio de controle e gostaria que vocês também começassem a praticar.

Por que do título sobre gastos na padaria? Porque no último mês, Setembro de 2016, minha gerente financeira (que também é minha esposa) notou que na notinha da padaria, em um determinado dia (ou seja, ela conferiu todas as notas da semana), veio um valor um pouco diferente dos demais. Eu disse: “Deve ser manteiga ou pó de café, sei lá, deve ser coisa desse tipo!” Então ela me respondeu; “Não pode ser nem uma coisa, nem outra, esta padaria só faz entrega de pães, não compramos nenhum outro item com eles!”

Achou absurdo conferirmos o dia a dia de quanto gastamos na padaria? Então meu amigo, minha amiga,  comece por estes itens básicos e verá o tamanho dos gastos em pequenos valores durante o mês.

Felizmente não havia erro na conta. Para a fábrica, a padaria somente entrega pães, porém, o erro foi meu. Eu havia pedido pães, mortadelas e refrigerantes para alguns funcionários que fizeram uma hora extra para terminarem um serviço. O pior é que eu não lembrava mais dessa compra.

A intenção deste texto é deixar algumas perguntas: Vocês verificam todas as contas que estão pagando? Será que tudo que pagam realmente é o que deveriam pagar? Estão pagando pelo que realmente foi adquirido? Faça isso à partir do próximo mês. Irão perceber que muitas coisas que compramos não são realmente necessárias. Além disso, muitas coisas podemos comprar mais barato de outros fornecedores. E mais, descobrirão que muitas coisas que compramos nem deveriam ser compradas.

Pensem nisso.

Fiquem com DEUS e até nossa próximo interação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *