Você conhece o ticket médio de seus clientes?

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Quando se fala em tíquete médio, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como medir o valor correto. De maneira simplória, basta dividir o valor do faturamento total da sua empresa pelo número de vendas realizadas ou por clientes que compraram. Aqui tem duas situações: vendas são todas as autorizações que os clientes fizeram e clientes são pessoas que realizaram tais autorizações. Ou seja, é possível uma mesma pessoa ter feito várias compras em sua empresa. Por isso é importante definir qual tíquete médio você quer, se é por autorização ou por pessoa.

Definindo uma situação ou outra, você já terá noção dos dados que realmente são relevantes para você tomar suas decisões ou realizar seus controles. De toda forma, é muito importante saber o valor do tíquete médio, pois isso norteia o modelo de estratégias que você pode definir para que esse valor possa ser aumentado.

Você poderá medir esse tíquete até por produtos e assim avaliar o que pode ser feito para que determinado produto possa entrar em promoção ou, o que se pode vender um pouco acima do valor que esteja vendendo e essa margem contribuir para o aumento do faturamento da sua empresa.

Uma coisa é certa, dados valem dinheiro. Quanto mais dados ou mais conhecimento você tiver sobre determinada coisa, é fato que conseguirá colher bons resultados referente a esse estudo realizado previamente.

Quanto o cliente gasta e de quanto em quanto tempo ele retorna em sua loja?

Saber a quantidade de vezes que o cliente vai a sua loja, quanto ele compra mensalmente, quanto ele compra de determinado produto é importante. Você tem em seus relatórios quando foi a última vez que determinado cliente apareceu para comprar? Já parou para analisar nos últimos 30, 40 ou 60 dias quantos clientes não compraram com você?

Dados são importantes justamente para isso. No dia a dia, você tendo que comprar, vender, pagar impostos, ver uma coisa aqui outra ali… dificilmente vai ter tempo de pensar se determinado cliente está ou não indo em seu estabelecimento.

De repente, por essa falta de atenção, você pode perder clientes. Tudo isso porque poderia ter feito apenas uma visualização em sua tela ou em um relatório para verificar as pessoas que não compraram com você no último mês ou nos últimos três meses.

Fidelizando o cliente através de dados:

Diante disso, você já está ciente que é preciso mensurar os dados constantemente e como aproveitar os dados para fidelizar seus clientes, certo? Tudo isso é possível de forma simples e barata.

Como descrevi acima, pode ser que no dia a dia, na correria que vivemos hoje, realmente não temos tempo de parar para lembrar de todos os clientes que temos e que possivelmente não esteja vindo em nossa empresa. Porém, a tecnologia é nossa aliada e ela está aí justamente para nos lembrar desse cliente.

Mediante um sistema que tenha relatórios que informem os clientes que não esteja comprando em nossa loja, é possível visualizar quem são esses clientes e fazer determinadas ações, como por exemplo:

  • Ligar para o cliente e dizer que está sentindo falta dele na loja;
  • Perguntar ao cliente se aconteceu algo com ele ou com algum familiar que o fez “sumir” por esse tempo;
  • Se solidarizar, caso realmente esteja acontecendo ou tenha acontecido algo com esse cliente ou seus familiares;
  • Pode ser que esse cliente esteja lhe devendo e tenha perdido emprego e esteja passando por um momento difícil e quem sabe você não pode parcelar tal dívida;
  • Pode simplesmente ligar para o cliente e o chamar para tomar um café em sua loja e dizer que está com saudade dele.

Há várias ações como as citadas acima e muito mais, vai depender de sua criatividade para trazer o cliente de volta para sua empresa. Você ligando ou mandando mensagem pra ele irá mostrar a sua empatia com o cliente. As pessoas adoram serem valorizadas.

Aumento do tíquete médio do cliente fiel:

Ao aproveitar todos os dados que sua empresa tem à disposição para saber o comportamento do cliente, você ainda poderá aproveitar esses dados para aumentar o seu faturamento.

Você tendo todos os dados do cliente, já pode utiliza para fidelizar mediante ações pontuais que falaremos em outros posts. Com isso poderá aumentar o valor médio que ele compra com você.

Todos os meses esse cliente compra e paga, sendo assim, você saberá o comportamento do cliente, se ele utiliza em sua loja todo o valor que poderia gastar com o ramo de atividade em que você atua e qual período ele tem comprado.

Se ele sempre paga em dia ou dentro de uma faixa de dias aceitável, como em até 15 a 20 dias após o vencimento, ele é um cliente que pode ter o limite de crédito aumentando por você. Ou seja, quando você aumenta o tíquete, ele acaba comprando um pouco mais e assim ano após ano. Monitorando esses dados você sempre poderá mantê-lo fidelizado e aumentar o valor que esse cliente compra em sua loja.

Como ter os dados para aumento do tíquete médio e fidelização do cliente:

Você deve estar se perguntando: como é que terei todos esses dados se não tenho sistema atualmente para isso?! É fato que em uma planilha de excel não conseguirá ter esses dados. Diferente do que imagina, também não é caro possuir um sistema para medir e acompanhar o desempenho de seus clientes.

Minha dica para fidelizar e aumentar o tíquete médio, é ter um crediário próprio. Acredito que há como medir isso não tendo um crediário próprio, mas pode te dar um pouco mais de trabalho. 

Isso porque quem usa um cartão de crédito normal, no fundo não é seu cliente e sim, da bandeira ou do banco ao qual a bandeira do cartão de crédito está atendendo.

Se você possui um crediário próprio, você poderá ter total controle dos dados de seus clientes. Lembre-se do que falei no início deste texto, “dados valem dinheiro”. Você pode ter seu próprio cartão e fidelizar seu cliente. Aumentando seu faturamento vendendo mais para o mesmo.

Se o cliente já paga um cartão de crédito tradicional, porque não pagaria o seu cartão? É bem capaz dele pagar primeiro o seu cartão do que o da bandeira tradicional. Isso porque ele já está fidelizado com você, já tem o seu bom atendimento, facilidade de aumento de limite e mantendo suas compras sempre ativas.

Pense nisso!

Abraço e até o próximo post.

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