Tendências do marketing digital para pequenas e médias empresas

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O marketing digital para pequenas e médias empresas está em plena evolução e a cada dia novas ferramentas e tendências surgem nessa área. Com estratégias adequadas para todo tipo de setor, orçamento e porte de empresa, o marketing digital é muito indicado para quem quer divulgar um negócio com investimentos inteligentes e precisos.

Enquanto o marketing tradicional muitas vezes exige uma verba mínima relativamente alta para ser bem executado, é possível fazer o marketing digital com recursos totalmente escaláveis e proporcionais ao porte de um negócio menor.

Neste artigo, vamos falar mais sobre algumas tendências do marketing digital para pequenas e médias empresas, como o inbound marketing, o marketing de relacionamento e as campanhas de Facebook Ads e Google Adwords. Boa leitura!

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o marketing de atração: ele é feito com a produção de conteúdos em blogs e redes sociais que vão interessar diretamente clientes potenciais e fazer com que eles, aos poucos, descubram os produtos de uma empresa que atenderão suas demandas.

Para fazê-lo com sucesso, o mais importante é a técnica e o planejamento. Os investimentos em mídias são dramaticamente menores que os de, por exemplo, uma campanha de anúncios na TV, e os resultados podem ser ainda maiores.

Uma estratégia de inbound deve começar com a definição de personas, que são arquétipos de clientes potenciais que se interessariam pelas soluções da empresa. Em seguida, é feito um planejamento de conteúdos que vão atrair essas personas e fazer com que elas avancem em um funil de vendas, rumo à conversão.

Marketing de relacionamento

Assim como no Inbound Marketing, o marketing de relacionamento é inteligente para pequenas e médias empresas porque não há um custo alto com mídia. Aqui, ferramentas como o e-mail marketing e cartões de fidelização são utilizados para cativar clientes.

A essência do marketing de relacionamento é construir uma relação sólida para que um cliente se torne um promotor da marca: além de comprar regularmente, ele também ampliará o alcance de ações promocionais da empresa, pois a recomenda para amigos e familiares.

Para um bom marketing de relacionamento, é fundamental um canal aberto de comunicação com os clientes. Além disso, um cartão de fidelidade pode fazer com que um consumidor estreite sua relação com a organização.

Facebook Ads e Google Adwords

Campanhas pagas no Facebook e no Google são ferramentas bem interessantes para pequenas e médias empresas. A grande vantagem é que o investimento aqui é totalmente escalável: a partir de R$1, já é possível alcançar um pequeno número de pessoas com publicações impulsionadas ou anúncios na busca do Google.

Assim como o Inbound e o marketing de relacionamento, essas campanhas pagas podem ter sua eficácia mensurada com exatidão pelas próprias ferramentas usadas para executá-las.

E todo esse investimento em marketing digital é facilmente escalável. Isso significa que, se uma empresa consegue crescer, pode investir mais em suas estratégias de divulgação para potencializar ainda mais seu desenvolvimento.

Agora que você já conhece algumas das tendências de marketing digital para pequenas e médias empresas, aproveite para compartilhar nos comentários abaixo como você faz o marketing no seu negócio!

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