Tempo de leitura: 6 minutos
Já falamos antes aqui no blog sobre Fiado e Crediário. Falamos do que eu penso sobre a diferença entre um e outro. Se não leu clique aqui e veja se você concorda com meu pensamento. Hoje eu quero falar sobre ter o próprio crediário. Será que vale a pena?
Muito importante nos dias atuais manter o cliente próximo a você e á sua empresa, não é verdade? Por isso, quando falamos em crediário próprio estamos falando muito além do controle apenas dos valores a receber. Isso porque o crediário é composto de dados e dados é poder.
No entanto, muitas empresas ainda não se deram conta desse poder que é saber quem são, onde moram, quanto gastam, quando gastam entre outras informações que são importantes para traçarmos estratégias mais assertivas para continuar atraindo esse cliente até nosso estabelecimento.
Controlando o crediário
Muitas empresas ainda possuem registro apenas em cadernos ou cadernetas, outras em promissórias e algumas já mais atualizadas, em seus computadores com programas específicos. Há diversas formas de manter esse controle, desde planilhas eletrônicas e gratuitas como Excel até programas sofisticados dos mais baratos até os mais caros dependendo do que ele lhe entrega.
Além de ter todo esse controle o importante no final é saber como o recebimento desses valores chega até seu destino final que é sua conta bancária. Sua empresa tem know how para fazer as cobranças, tem um fluxo de trabalho adequado para que esses dados gerados por seus programas se transforme em recebimento efetivo e dinheiro no seu bolso?
Fluxo de caixa depende do recebimento das vendas
Quando falamos desse controle de crediário, falamos porque é ele o responsável para manter o fluxo de caixa da sua empresa sadio. Para saber mais sobre fluxo de caixa clique aqui e verá a importância que ele tem na sua empresa, pois sem fluxo de caixa que garanta a movimentação diária da sua empresa é bem capaz de você ter que fechá-la.
Por isso, sempre que bato na tecla sobre ter um bom controle do crediário é porque através dele que você movimentará toda sua empresa. Além de fidelizar como já mencionamos, é através dos recebimentos adequados que poderá manter toda a estrutura necessária para continuar atraindo clientes.
Muitos empresários sequer se atentam ao fluxo de caixa e acaba confundindo com capital de giro que são coisas parecidas mas distintas. Muitos se atentam mais no capital de giro, mas esquecem que até para manter o capital de giro adequado ao seu negócio, primeiro é preciso ter um fluxo de caixa que garanta esse capital de giro.
Recebimento assertivo com crediário próprio e diminuindo a inadimplência
Não basta ter um crediário próprio, bem organizado, se não conseguir ter um recebimento adequado das vendas efetuadas. É muito importante que os limites de crédito seja condizente com a renda de seu cliente. Esse é o primeiro passo para que este cliente não fique inadimplente com você.
Também, todos os demais dados cadastrais como endereço, telefone atualizado, referencias pessoais entre outros são importante para que caso seja necessário saber onde procurar esse cliente caso ele deixe de pagar o que lhe está devendo.
Por isso todo cadastro bem feito é sinal de acerto na hora da cobrança e com isso aumenta o índice de recebimento. É obvio então dizer que quanto mais acertado o recebimento menor será o índice de inadimplência em sua loja. Maiores recebimentos, mais facilidade em melhorias do seu estabelecimento.
Fazer a cobrança por conta própria
É verdade também dizermos que fazer cobrança própria não é lá tão fácil assim. Muitas empresas optam por buscar empresas especializadas nesse quesito. No entanto, também é verdade que nem sempre apenas buscar uma empresa especializada vai te garantir o recebimento esperado dos valores que gostaria de receber.
Isso tudo, como dito acima, dependerá dos bons dados que você coletou quando fez o cadastro de seus clientes. Eu acredito que transferir esse direito a outras empresas tem dois lados, no meu entendimento é claro, e penso nos dois da seguinte forma:
O primeiro é quanto a empresa terceirizada irá me cobrar para receber os valores que preciso receber. Muitas empresas iniciam uma cobrança querendo uma taxa de 30% sobre o valor recebido. Ou seja, é uma receita alta frente ao que espero receber. Tem empresários que não fazem essa conta, só pensam que “se receber está bom”, mas não é assim. Isso é coisa de empresário que não faz conta, está desesperado. Há outras alternativas no mercado e devem ser analisadas.
A segunda coisa e pra mim é ainda mais importante que a primeira é como estas empresas irão tratar “meus” clientes na hora desta cobrança. Há devedores e devedores. Alguns não pagam por serem mesmo mal pagadores, mas outros, podem estar enfrentando algum problema de saúde, familiar ou outros. E empresas especializadas em cobrança, querem receber mais rápido para ganhar suas margens, e podem na maioria dos casos não se importar com a situação do cliente.
Empresas de cobrança terceirizadas devem ser analisadas
Estas empresas, então, agradam você empresário, mas certamente irão desagradar muitos devedores que como eu disse acima, estão passando por alguns problemas particulares. Talvez até querem pagar, só precisam de uma negociação mais adequada a eles.
Por isso que eu não sou muito adepto, em alguns casos, ha não contratar uma empresa só de cobrança, penso que tendo o próprio crediário, há saídas melhores. Afinal de contas, cobrar faz parte também da venda, é uma parte do processo, e como na venda, na cobrança também temos que agradar o cliente.
Acredito que o crediário próprio é melhor que vender à vista, muitas pessoas me acham doido quando digo isso, mas essas pessoas esquecem que cada dia mais abre novos comércios, novos concorrentes.
Somente com um crediário próprio, bem organizado, tendo a fidelidade dos clientes é que podemos nos manter no mercado e continuar crescendo com sustentabilidade, com fluxo de caixa adequado e claro, usando todos os dados possíveis para aumentar nossas vendas.
Temos que utilizar os dados com inteligência a nosso favor, e o crediário próprio nos proporciona tais informações.
Abraço!