Tempo de leitura: 4 minutos
Fiado
Quando uma venda é realizada na base da confiança, ou confiado o crédito a alguém, como uma promessa de um amigo que irá realizar tal pagamento por essa venda. O Fiado é uma transação comprada ou vendida a crédito.
Da mesma forma, Fiado também diz que é enganoso, que é uma forma de ludibriar ou enganar alguém.
As duas situações é mencionada quando se pesquisa a palavra Fiado no Google.
Fiado é uma maneira que pessoas ou empresas acharam para vender com uma maior facilidade e atender mais rapidamente o seu cliente. E neste caso, se vende fiado é porque conhece a pessoa que está se relacionando. É como mencionado acima, está vendendo para um cliente achando que ele é seu “amigo”.
A esperança neste caso é que o amigo lhe pague. Porque com fiado é mais ou menos assim, tudo na base da confiança.
Fiado é uma forma desorganizada de controle
Muitas pessoas ainda controlam seus recebimentos em promissórias e agendas como já mencionamos. Tudo bem que algumas até tenham um capricho e controle sobre tais anotações.
No entanto, fiado é uma forma desorganizada de gerir uma carteira de clientes. Digo isso, porque no fiado as anotações geralmente são em agendas e quando muito em promissórias que ficam arquivadas em um fichário.
Neste caso, se houver um incêndio, uma enchente, uma mudança, uma reforma ou qualquer outra ação que possa provocar a perca deste fichário ou comprometer a agenda ou as promissórias que constem os dados do Fiado do seu cliente, certamente a empresa (ou a pessoa) terá um prejuízo enorme.
Além de todos os incidentes ou acidentes que pode acontecer, outro fator importante a respeito do fiado é que nele o empresário não sabe o montante real que tem a receber. Dificilmente estando somente em anotações você será capaz de saber qual os valores a receber para uma possível tomada de decisão.
Já pensou quanto de prejuízo você pode tomar se perder essas anotações? Se você tem esse hábito porque não começa a pensar em mudá-lo para não ter problemas futuros?
Portanto, se você que vendeu não tem um controle permanente sobre as vendas de forma organizada, imagina o cliente que às vezes nem um comprovante levou de tal transação. Você acha que ele vai lembrar o dia certo ou mesmo o valor correto que tem que te pagar?
Obviamente que tem muitas pessoas que tem controle, muitas vezes até mais que o empresário, mas isso não é regra é exceção.
Fiado é uma forma desorganizada de conceder crédito.
Crediário
É um sistema de venda a crédito (prazo) de bens ou serviços. É realizado por empresas que financiam o pagamento das parcelas destes bens ou serviços adquiridos por determinado cliente.
Também baseado em busca do Google, o crediário se difere do fiado porque quando cita “um sistema” nos remete a pensar em algo mais estruturado, mais organizado, mais sério.
E na verdade é exatamente isso.
O mais importante do crediário é que o empresário sabe exatamente o que tem e de quem tem a receber. Geralmente com um simples comando consegue visualizar como está sua inadimplência e assim tomar providências quanto a cobrança e possíveis bloqueios de compra de seus clientes.
Portanto é importante dizer que, as empresas que tem um crediário estruturado tem um fluxo de caixa melhor, pois fazendo as devidas cobranças baseado em informações precisas, sabe como manter a inadimplência em um nível aceitável e assim evitar que haja algum tipo de rombo em suas finanças.
Um Crediário correto lhe dá informações mais assertivas
É muito importante você empreendedor entender a diferença entre esses dois itens, Fiado e Crediário, porque apesar de sua similaridade ou intenção de atender o cliente. Na intenção que este cliente possa pagar a prazo, no Fiado você vende e não sabe o que poderá ocorrer.
Vendendo no Crediário você sabe o dia do vencimento, você consegue medir o índice de inadimplência, é avisado a hora de bloquear os clientes devedores que não pagam em dia e ainda consegue fazer uma cobrança mais assertiva dos valores a receber.
A sua carteira de clientes está no Fiado ou no Crediário?
Mais importante que saber a diferença entre os dois é você entender o porque da importância de um controle mais eficiente para o seu negócio.
Além de ter um controle mais correto, ter menos dor de cabeça com cobrança poderá ter tempo livre para pensar me melhorar e aumentar suas vendas. Porque tendo um controle permanente do crediário você saberá que tipo de ações fará para atrair ainda mais clientes.
Caso queira mais informações de como podemos lhe auxiliar ou mais dicas de como pode se organizar clique aqui e fala com um de nossos especialistas.
Grande abraço
Flávio Almeida