Tempo de leitura: 8 minutos
Programa de Pontos. Neste post vamos falar dessa excelente ferramenta de fidelização. Com a retração da economia, cada vez mais, os comerciantes sofrem com a acirrada concorrência, com a inadimplência acima da média, com a queda nas vendas e com aquela preocupação para obter bons resultados.
Para fugir disso, é preciso ter muita criatividade e jogo de cintura. A criação de um cartão personalizado da sua loja pode ser a solução. Entre as diversas iniciativas que um sistema próprio como esse proporciona, está a oferta do famoso programa de pontos. Ficou interessado? Então acompanhe, neste post, dicas incríveis para seduzir seus consumidores. Venha com a gente!
O que é o programa de pontos?
Os projetos de pontuação são uma das mais eficazes formas de marketing de relacionamento e têm sido apontados por especialistas em publicidade como uma das alternativas mais promissoras para a fidelização de clientes.
São exemplos as promoções de milhagens das companhias aéreas, as estratégias de descontos dos cartões de crédito, os sorteios de viagens etc.
Ao criar uma campanha de recompensas, pense em três itens: simplicidade (as pessoas têm de entender o funcionamento de maneira rápida e fácil), prêmios relevantes (que despertem o desejo por mais produtos) e criatividade (afinal de contas, seu negócio precisa chamar a atenção para a medida de persuasão).
Quais são os benefícios para a empresa?
São inúmeros os ganhos de quem investe em procedimentos de fidelização, mas o mais importante deles é a criação de um relacionamento com seus compradores. Abaixo, preparamos uma lista com as principais benesses dessas táticas. Veja!
Obtenha mais informações sobre a sua clientela
A empresa ganha uma vantagem especial ao praticar essas políticas de lealdade comercial: obtém preciosas informações sobre seus clientes. Ao lançar uma promoção, a loja deve aproveitar para solicitar informes pessoais: e-mail, Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros.
Ao escolher um sistema próprio de cartões para suas estratégias de adesão, é possível armazenar e interpretar esses dados que, em outras iniciativas de marketing, serão muito úteis para seu negócio.
Em inúmeros casos, o próprio usuário é a melhor ferramenta publicitária, pois ele pode indicar suas mercadorias e serviços a amigos e familiares. Sem falar que, além de bem-sucedida, a propaganda boca a boca é uma das mais baratas.
As referências sobre seus usuários, de tão valiosas, não têm preço. Afinal de contas, você vai saber quem são as pessoas que mais compram, os melhores pagadores e a origem da maior parte dos casos de inadimplência. Às vezes, o comerciante precisa de traquejo, pois há consumidores que talvez não sejam tão interessantes para as finanças como parecem.
Dessa forma, é viável concentrar esforços nos fregueses de maior qualidade, o que vai contribuir para deixar seu fluxo de caixa em dia. Como consequência, até sua vida pessoal vai melhorar, já que sua preocupação com o balanço do dia será reduzida.
Outro proveito de estimular a lealdade da freguesia é recuperar os clientes perdidos. Isso porque a própria campanha em si será um excelente pretexto para a retomada do contato.
Conquiste um armazenamento seguro
Quando se escolhe um programa de pontos por meio de redes de cartão próprio, o lojista também tem ganhos de segurança das referências sobre os consumidores. Em um ambiente web, há muitos riscos, e você não pode deixar seus usuários expostos.
As melhores empresas fornecedoras de sistemas de cartão próprio — fundamentais para o controle eficiente de suas táticas de fidelização — disponibilizam pacotes de serviços de hospedagem em data centers confiáveis.
Desse modo, o comerciante controla o acúmulo de pontuação e as regras das ações de incentivo, além de ter outros retornos positivos que vão desde o controle do crediário até a emissão de documentos com propostas de processos judiciais para cobranças de valores antigos.
Amplie suas vendas
Outra grande recompensa de investir em projetos de sensibilização é o aumento nas vendas. Quando você oferece privilégios a mais nas compras — além de mercadoria de qualidade, preços competitivos e bom atendimento — incentiva o consumidor a voltar e a fazer novas aquisições.
Como o programa de pontos é um método gradual — ou seja, para ganhar, é preciso acumular uma certa quantidade de compras — o estabelecimento acaba estimulando o desejo de querer sempre mais.
O pensamento é simples. Imagine alguém que esteja a caminho de casa e lembra-se de que precisa comprar um pacote de fraldas para o filho. Esse cliente se recorda que, na sua farmácia, por exemplo, ele vai fazer mais dez pontos ao adquirir essa mercadoria, o que lhe dará um desconto de 10% em medicamentos antialérgicos.
Assim, esse comprador pondera que é melhor retornar à sua loja, na qual ele encontrará regalias extras, do que a outro estabelecimento, no qual o benefício de comprar não é tão atraente.
Consiga um público mais fiel
Os esquemas de pontos são mecanismos que têm o intuito de tornar o público leal ao seu comércio por meio de concessões de vantagens. Em raciocínio similar ao do tópico anterior, a política de pontos, além de ajudar a atrair mais público, também contribui para a retenção dos clientes antigos.
Mais do que gratificações materiais, como descontos, brindes, sorteios e outras, essas ações entregam às pessoas aquela tão desejada sensação de se sentir especial.
Isso porque você usará seu banco de dados para definir os critérios de distribuição das benesses, recompensando os que gastam mais, os mais antigos, os que sempre pagaram em dia, entre outros pré-requisitos.
Como implementar um programa de pontos no seu negócio?
Será fundamental que o projeto de pontos seja muito claro, como já adiantamos no tópico acima. O formato exato de como ele funcionará vai depender dos interesses da empresa e do perfil dos fregueses. Existem, porém, alguns modelos de orientação. Acompanhe, abaixo, algumas dicas.
Use os dados que você já tem
Para começar, faça uma boa análise sobre o cadastro atual de usuários. Como já mencionamos, com o tempo, os procedimentos de fidelização ajudam, cada vez mais, a ampliar a base de informações sobre a clientela. Enquanto você não colhe esses resultados, comece com o conteúdo já existente.
Oriente seus funcionários, no momento da venda, a sempre pedirem o telefone e o e-mail de cada cidadão. Esse mailing será primordial para a identificação do perfil dos usuários.
É preciso, porém, um certo cuidado para não perder o bom senso na dose. Telefonar ou enviar e-mails de forma exagerada pode gerar um efeito reverso — aquele popularmente conhecido como “tiro no pé”. Isso porque as pessoas ficam incomodadas com empresas muito insistentes.
Por essa razão, escolha uma periodicidade fixa, duas vezes por mês, por exemplo, para fazer suas abordagens sem ser inconveniente.
Escolha prêmios relevantes para o seu público
Para que os programas de fidelização, de fato, tenham êxito, é preciso escolher prêmios e brindes relevantes para os compradores. Ao mesmo tempo, o comerciante não deve perder o equilíbrio entre a vontade dos usuários e a viabilidade econômica.
Os consumidores adoram um bônus, mas tente descobrir do que eles gostam de um jeito mais específico. Pode ser levar um produto grátis na compra de outro, mais prazo para o pagamento, sorteio de carros ou viagens etc. Itens mais simples, como capas para celular, pen drives, canetas e adesivos também costumam fazer bastante sucesso.
Se você não conhece ainda muito bem o seu público, uma dica é oferecer um catálogo de prêmios a partir do qual o cidadão possa escolher aquilo que mais lhe agrada.
Defina um sistema próprio de cartões
Com uma rede de cartão próprio da loja, sua gestão da ação de pontos ganha muito mais seriedade. Isso porque o software fará a contagem automática dessa pontuação, o que reduz as chances de erros.
É importante que essas regras sejam muito transparentes. Um software específico vai ajudar também a monitorar o resultado (A campanha realmente deu certo? As vendas aumentaram depois dela? Em quantos por cento?). Outra serventia das soluções tecnológicas é o manejo eficiente da troca dos pontos pelos prêmios, cujas normas também precisam ser bem claras.
Um bom programa de pontos, portanto, é capaz de trazer vários benefícios para o comércio: retenção dos clientes, recuperação de fregueses perdidos, aumento nas vendas, estímulo à fidelização etc.
Dessa forma, você consegue um maior retorno financeiro, um completo domínio sobre o fluxo de caixa e, ainda por cima, reduz a inadimplência ao oferecer prêmios vantajosos aos melhores pagadores. E aí? O que achou do nosso post? Quer saber mais? Então leia nosso artigo sobre motivação de vendedores!