O que fazemos para ajudar nossos clientes a prosperar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já se indagou sobre? Certo dia, na leitura do seguinte livro: “Receita Previsível, escrito por Aaron Ross & Marylou Tyler”; livro este que por sinal, recomendo a todos; me deparei com a pergunta citada acima.

Em um primeiro instante, me questionei: o que devo fazer e porquê ajudar o cliente a prosperar?! A princípio, quem deveria pensar em como prosperar, é o cliente. De forma simplória, cada um deve fazer a sua parte. Ajudamos os clientes no empenho da melhoria de nossos serviços prestados. 

Mas, não é bem assim. Nossos clientes são pessoas jurídicas. Dessa forma, pensar em ajudá-lo a prosperar, seria estimulando o aumento do fluxo de vendas, fazendo com que suas empresas se tornem financeiramente prósperas para que possam expandir.

Procuramos fazer isso através dos serviços que prestamos nos cartões fidelidade, como: a diminuição da inadimplência; aumento do valor gasto por cliente; (usuários dos cartões da loja); aumento do ganho financeiro e na fidelização do cliente. Com isso, sua lucratividade aumenta. Assim, acreditamos que estamos ajudando através dos serviços prestados pela TOPCARD. Ressalto que a ideia de prosperidade vai muito além disso.

Precisamos entender o que de fato o cliente necessita, para não nos limitarmos a ajudar somente nos produtos e serviços, mas também a prosperar no empreendimento ou em outras questões.

Qual é a qualidade de nossa equipe de vendas para dar forma e personalizar uma proposta de valor única para os “novos e atuais” clientes?

Esse questionamento também veio à tona, por conta de ajudar o cliente a prosperar. Seja você de qual ramo for, pense se a proposta de valor que você tem com o seu cliente está adequada a ele.

Aqui não estamos falando somente de valor financeiro, mas sim no valor simbólico. Cabe em valores de produtos/serviços; valor do atendimento; calor de sua empatia com o cliente e etc. O modo como você mantém seu relacionamento com ele, influencia nestes valores citados. Lembre-se: não podemos manter o relacionamento com o cliente apenas quando ele está em nossa empresa.

O cliente precisa se sentir valorizado/lembrado, sentir que ele é importante para você (até porque, ele é) e que ele faz diferença na sua empresa. Na verdade, você empresário é que deve sentir essa necessidade de manter em seu cliente o senso de pertencimento, pois precisamos mais dos clientes do que eles precisam da gente.

Talvez possa ser uma retórica pesada, mas meu pensamento é este: o cliente tem muito mais chance de encontrar outros fornecedores, do que nós encontrarmos clientes diferentes.

Por isso, criar programas de fidelização; manter um relacionamento próximo com o cliente; criar a proposta de valor para que o cliente tenha em sua empresa uma referência e se sinta bem acolhido, é uma necessidade para manter uma fidelização por muitos e muitos anos.

Atribua outros tributos além do preço:

Pensamos que só preço atrai clientes; acredito que isso seja um fator bem preponderante. Fazer um comparativo de preços na atual conjuntura é fundamental. Nesse momento de crise que estamos passando por conta do COVID-19, é imprescindível ter um melhor entendimento do quanto devemos gastar.

Porém, além do preço a ser praticado por conta da concorrência, devemos nos ater a outros atributos para manter o cliente fidelizado em nossas empresas, atributos estes já mencionados aqui.

Não quero ser redundante, mas a empatia com o cliente, mensagens de aniversário, saber o porquê ele não comprou nos últimos 60 dias, mandar SMS perguntando como ele está, são coisas tão simples e de bastante peso positivo mas, que constroem valores da sua empresa com o cliente.

A guerra de preço sempre vai existir mas, o trato diferenciado com o cliente são poucas empresas que se dedicam a isso. E quando isso é bem estabelecido dentro da empresa, quando seus colaboradores encampam a ideia da valorização do cliente, de construir relacionamento duradouro, o preço dos produtos ou serviços, apesar de muito importantes, podem não ser o principal fator do cliente não comprar em sua empresa.

Interações com os clientes:

É importante manter um contato permanente com os clientes, pois são eles a fonte de informações para mantermos nossas empresas sempre atualizadas com o que o cliente necessita.

Às vezes, pensamos que estamos fazendo sempre o melhor. Aqui na Topcard, principalmente no setor comercial, sempre ouvimos dos clientes que estamos fazendo contato pela primeira vez nos dizendo que não precisa fidelizar clientes, pois os clientes estão fidelizados. Questionamos qual a métrica que eles têm para afirmar tal coisa e eles dizem que é porque atendem bem e que tem preço igual ou melhor que a concorrência.

Enfatizamos a pergunta: qual a métrica disso? Por instantes ficam mudos, pois ao perguntar novamente, causa dúvidas. E é justamente para repensarem se a resposta está correta. Ao nosso ver, não está. Atender bem é obrigação e ter preço compatível com o mercado é necessidade, caso contrário a empresa irá falir.

Nossos clientes são uma fonte rica de informações a custo zero. Não custa nada de tempos em tempos fazer duas ou três perguntas aos clientes sobre temas relacionados ao seu ramo de atividade, seja ele supermercado, roupas, farmácias, postos de combustível ou qualquer outro ramo; é importante colher informações que ajudem a melhorar seus serviços ou mesmo implantar novos serviços ou ter outros produtos que atenda seus clientes.

Recapitulando:

Precisamos ajudar nossos clientes a prosperar. Informações, interações, sugestões, qualquer coisa que o ajude. Não é só financeiro, podemos pensar em várias maneiras de ajudar o cliente.

Estamos criando proposta de valor para nossos clientes? Não é só valor de produtos e serviços, mas de todo envolvimento que temos com eles. Fidelizar é preciso. Só com a fidelização e entendimento do cliente é que as outras áreas de nossas empresas poderão ter um ganho maior.

Colher informações dos clientes é simples e barato. Os clientes estão em nossas empresas praticamente todos os dias. Não há desculpas para não nos atualizarmos e nos manter sempre em dia com as novas tendências para melhorarmos o atendimento e deixar os clientes sempre satisfeitos com os nossos produtos/serviços.

Pense nisso!

Até a próxima semana.

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