Fidelizando clientes através de promoções

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Como encantar os clientes através de ações simples e baratas que são as promoções do dia ou da semana.

Todos os dias nos atendimentos que fazemos a nossos clientes, sempre tocamos no assunto se estão fazendo as promoções semanais. Porque sempre falamos nas promoções? ora, quem não gosta de promoção, de ganhar algo, mesmo que não seja prêmios e que sejam descontos, concorda?

O ano tem 52 (cinquenta e duas) semanas. Seu estabelecimento tem vários fornecedores, você sabe quantos fornecedores te atende? Essa pergunta é justamente pra ver a relação quantidade de semanas pelo número de fornecedores que você tem.

Se você tem mais que 52 fornecedores, você poderá até fazer mais que uma promoção por semana. Caso tenha menos que 52 fornecedores, você pode ver qual é essa quantidade e fazer promoções em menor número de semanas durante o ano ou então fazer as promoções mais direcionadas.

Fornecedor paga por suas promoções

Imagina que sua empresa seja do ramo de alimentos. Você pode fazer parceria com um fornecedor de achocolatado para em determinado dia da semana terá uma promoção exclusiva para este produto. Vamos fazer uma simulação com números redondos só para ilustrar melhor a ideia.

Tal achocolatado é vendido por R$ 10,00 e seu preço de custo é de R$ 6,00. Então, esse seu fornecedor lhe dá 200 latas a título de promoção para apresentar a marca deste achocolatado e você precisa atender seu cliente com uma promoção exclusiva. Então, somente para quem tem seu cartão fidelidade você venderá esse produto por R$ 4,99. Ou seja, é até menor do preço de custo, justamente porque você ganhou o produto. Você então venderá apenas a título de promoção, a ideia não é ter lucro sobre essa venda. 

O lucro na verdade é a satisfação do seu cliente em poder comprar determinado produto com preço bem abaixo do mercado. Claro que estes produtos podem ser limitados sua quantidade por cada cliente. 

Mais produtos e aumento do ticket médio

Sabemos também que os clientes não irão no seu estabelecimento apenas por conta deste produto que está em promoção e com preço bem diferente do mercado. Juntamente com esse produto o cliente levará mais alguns itens.

Assim, quanto mais promoções você tiver em seu estabelecimento mais vezes haverá possibilidade do cliente voltar ao seu estabelecimento. Ele sempre ficar atento ao que está em promoção. E toda vez que ele voltar ao seu estabelecimento além do produto promocional irá levar outro produto.

Dessa forma, se o cliente ficar na expectativa de suas promoções, ele deixa de comprar na concorrência para lhe dar a preferência e assim acaba comprando mais e aumentando seu ticket médio mensal.

Sorteios de produtos ou brindes

Além da ideia de vender um produto por valor muito menor que o habitual, uma vez que o fornecedor fez a bonificação de uma quantidade de produtos para tal promoção, há outras formas de agradar seus clientes fiéis.

Alguns fornecedores costumam dar bonés, bicicletas, panelas, eletroeletrônicos e outros brindes para sorteio.

Aqui falamos de um exemplo para o ramo de alimentos, no entanto, creio que você que está lendo esse post já deve ter imaginado como aplicar no seu ramo de atividade. A ideia serve para qualquer ramo, pois em qualquer atividade tem fornecedor.

Até mesmo num salão de beleza ou para quem presta serviço de qualquer espécie, sempre tem algo que possa fazer promoção ou sortear. O negócio é ser criativo para sempre surpreender o cliente.

Criando expectativas e fidelizando os clientes

Lembrando que todas essas ações o indicado é fazer para quem em seu cartão fidelidade. Só faz sentido você se desdobrar para dar prêmios, descontos ou outros mimos para quem é fiel a você. E para isso você precisa ter um cartão fidelidade e um bom cadastro para isso.

Quando se tem os dados do cliente é possível enviar essas promoções mais direcionadas, mais assertivas, e assim sempre estar próxima do cliente. Dados vale mais que dinheiro, já ouviu essa frase? E realmente é verdade, porque com uma base de dados atualizadas e quanto mais dados, maior a probabilidade de sucesso em suas ações promocionais.

A partir do momento que você passa a interagir mais com seus clientes e ele percebe que toda semana ou todo mês tem algo que ele possa ganhar, certamente que criará nele a expectativa de participar da sua promoção ou ir no seu estabelecimento para conseguir descontos ou brindes. 

Custo baixo para fidelizar o cliente

Dessa forma, quanto mais criativo e quanto mais brindes ou promoções der a seu cliente mais ele sentirá a necessidade de continuar lhe dando a preferência e com isso é a forma mais eficiente para fidelizar seus clientes.

Fornecedor paga as promoções, redes sociais é praticamente gratuitas, sistema de cartão fidelidade sem tirar dinheiro do bolso (depende do número de clientes) você consegue aqui.

Então está esperando o que para começar a movimentar suas promoções semanais?

Pense nisso e até a próxima semana.






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