Tempo de leitura: 6 minutos
Toda empresa busca criar estratégias para aumentar o faturamento. Para isso, nos setores de comércio e serviços ao consumidor, a fidelização de clientes é um dos maiores desafios, visto que se trata não só de atrair, mas conquistá-los de maneira definitiva.
O fato é que num cenário econômico cada vez mais competitivo, fidelizar se tornou uma necessidade. São os clientes mais antigos que garantem a manutenção do negócio e permitem o crescimento.
E de todas as estratégias adotadas para a fidelização, os cartões próprios tem se mostrado uma das mais promissoras. Isso porque com o endividamento nos bancos e nas operadoras de cartão de crédito, resta aos consumidores negociarem diretamente com as lojas.
Ainda não entende como funciona os cartões próprios? No post de hoje explicaremos sobre o que se trata e apresentaremos algumas maneiras de fidelização de clientes, independentemente do seu modelo de negócio. Continue a leitura para saber mais!
Qual o comportamento do consumidor atualmente?
Antes de falarmos sobre a fidelização de clientes, precisamos explicar por que ela se tornou tão importante. O fato é que tanto o consumidor quanto o próprio mercado mudaram muito nos últimos anos.
Com um maior endividamento, os clientes buscam alternativas de crédito que facilitem as compras do dia a dia. Além disso, eles já não gastam tanto tempo procurando por produtos e pesquisando preços. Preferem comprar online ou em lojas nas quais reconhece a qualidade e se identifica com as marcas.
Assim, a fidelização se tornou uma estratégia necessária para as empresas que querem conquistar esses clientes que buscam uma relação mais estável. Em tempos tão competitivos, isso pode fazer a diferença para a sobrevivência e o crescimento de muitos negócios.
Como é possível criar um programa de fidelidade?
Existem diversas maneiras de fazer a fidelização de clientes. Certamente existe uma que é mais apropriada ao seu modelo de negócio. No entanto, independentemente da ação escolhida, é fundamental que se tenha transparência e seriedade em todas as etapas. Afinal, o consumidor precisa se sentir respeitado e poder confiar na marca para se tornar fiel a ela. Veja, a seguir, alguns passos para a criação de um programa de fidelidade.
Faça o cadastro de seus clientes
Não dá para criar um programa de fidelidade se você não conhece seus clientes. É preciso saber o que cada um busca, suas preferências e a diferença entre alguém que fez uma compra ou contratou um serviço uma única vez, daquele que sempre retorna à empresa.
Com esses dados, é possível criar estratégias mais eficientes tanto de marketing quanto de fidelização. Para facilitar esse processo, invista em ferramentas como um Customer Relationship Management (CRM), entre outras tecnologias que agregam e processam essas informações.
Tenha canais de comunicação
Outro passo importante e que por si já é uma forma de fidelização de clientes é a criação de canais de comunicação. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), páginas em mídias sociais, e-mails, chats e formulários são algumas das maneiras de se conversar diretamente com os clientes.
Para isso, é necessário que a empresa esteja aberta e disposta a ouvir reclamações, tirar dúvidas e resolver problemas. O retorno rápido e constante é fundamental para criar uma relação de confiança, em que os consumidores se sintam valorizados e respeitados.
Além disso, esses canais acabam servindo como importante instrumento de marketing, divulgando produtos e promoções diretamente a quem interessa.
Crie programas de pontuação
Os programas de pontuação são uma forma eficiente de fidelizar clientes porque oferecem recompensas quanto mais ele se aproxima da empresa. Na verdade, é uma estratégia bem simples, uma vez que pontua o consumidor cada vez que ele adquire um produto ou contrata um serviço. Já é bastante utilizado por empresas aéreas e supermercados, por exemplo.
Adote um cartão próprio
O cartão também pode funcionar como um programa de pontuação. No entanto, também oferece possibilidades de parcelamento, descontos e aquisição de brindes, de acordo com o produto ou serviço.
É uma estratégia bem simples, na qual se contrata uma operadora de cartões especializada em cartões fidelidade. O material para a confecção do cartão é barato, podendo ser impresso na hora que o cliente se cadastrar.
Quais as vantagens de se adotar um cartão próprio?
Além das vantagens já mencionadas para a fidelização de clientes de modo geral, ter um cartão próprio é uma maneira eficiente de se conhecer os clientes a fundo. Não somente no que diz respeito a seus dados, mas também todas as preferências e padrões de compra, meses de maior consumo etc.
Com essa base de dados, dá para oferecer uma comunicação mais personalizada, que envolva e atraia ainda mais clientes. Por exemplo, numa loja de departamentos, é possível perceber se o cliente compra mais roupas ou artigos para a casa, se ele escolhe mais ofertas ou leva sempre os mesmos produtos e em quais épocas do ano essas coisas acontecem.
Desta forma, a loja pode direcionar as campanhas e também fazer uma melhor gestão do estoque e das promoções. Para que isso aconteça de forma eficiente, é preciso que a empresa ofereça algo além do desconto ou facilidades de pagamento, como veremos adiante.
O que fazer para atrair e fidelizar mais clientes?
Se um cliente optar pelo cartão de uma loja e não de outra, ele pensa em todos os benefícios que receberá, e o principal deles é a qualidade do produto ou serviço. Não adianta oferecer diversas vantagens se o que for adquirido não atender às expectativas. Outros fatores importantes para fidelizar e atrair mais clientes são:
- ouça e preste atenção a todas as reclamações e solicitações;
- desenvolva pesquisas de satisfação e divulgue os resultados;
- invista na propaganda direta e indireta, desde que não invasiva;
- ofereça melhores condições e ofertas para as primeiras compras;
- seja criativo em relação aos prêmios e sistemas de pontuação para se diferenciar dos concorrentes;
- crie um sistema bem estruturado de recompensas e divulgue todas as etapas;
- seja transparente e forneça benefícios reais.
Enfim, a fidelização de clientes depende de uma relação de confiança. É um investimento seguro e que traz retorno em pouco tempo. Analise sempre o seu modelo de negócio, assim você provavelmente encontrará formas de utilizar as estratégias mais pertinentes para alcançar suas metas.
Gostou do post? Viu como dá para atrair e fidelizar mais clientes com um cartão próprio? Ficou alguma dúvida? Então entre em contato conosco e saiba o que fazer para ter um da sua empresa.