Tempo de leitura: 3 minutos
Há algumas ferramentas de cobrança que ajudam a recuperar o crédito cedido aos clientes, otimizando o fluxo de caixa da empresa. Logo, é possível construir um negócio mais saudável, lucrativo e próspero em seu segmento.
Dentre as diversas ferramentas, é possível destacar: sistema de cobrança, software em nuvem, sistema de envio de SMS e cartão fidelidade. Elas oferecem abordagens diferentes para contatar o cliente, alertando-o de que há uma conta em aberto.
Pensando nisso, separamos um guia para você. Hoje apresentaremos quatro ferramentas de gestão de cobrança para melhorar seu fluxo de caixa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!
1. Sistema de cobrança
A primeira ferramenta, e uma das mais completas, é o sistema de gestão de cobrança. Ela oferece as mais diversas funcionalidades, permitindo que o gestor responsável ou analista de cobrança obtenham melhores resultados.
Entre suas funções, podem-se destacar: o controle dos clientes, prazos de pagamento, conteúdo da última conversa, períodos em atraso etc. O sistema também fornece uma série de indicadores e métricas de desempenho.
2. Software em nuvem
O sistema de gestão não é nenhuma novidade, afinal, a maioria das empresas já possuem alguma forma de ERP (Enterprise Resource Planning). Contudo, é cada vez mais comum sua execução na nuvem, permitindo maior acessibilidade.
Com um sistema em nuvem, por exemplo, é possível ter acesso a dados do cliente pelo smartphone, em campo e no meio de uma operação. A flexibilidade oferecida é extremamente útil, especialmente no caso de cobranças presenciais.
3. Sistema de envio de SMS
O SMS ainda é uma das melhores formas de contatar clientes inadimplentes, com baixo custo e alta velocidade. Estima-se que os brasileiros consultem seu telefone cerca de 78 vezes por dia, uma grande oportunidade para quem precisa cobrar um débito.
Um sistema de SMS é fechado por pacote, isto é, você determina em contrato quantas mensagens vai enviar por mês — o que pode variar bastante. Com as mensagens, é possível economizar financeiramente e ter maior contato com os inadimplentes.
4. Cartão de fidelidade
O cartão de fidelidade é outra ferramenta que pode ajudar bastante na hora de cobrar de um cliente. Sempre que uma fatura fecha, ela é processada, impressa e enviada diretamente para a residência do cliente, otimizando o pagamento.
Além disso, a própria operadora do cartão, no caso do não pagamento, realiza a inclusão no Serasa, emite a petição inicial para ação de cobrança e envia SMS de cobrança, dispensando algumas das ferramentas citadas anteriormente.
Logo, ao usar o cartão de fidelidade, é possível ter maior tempo para conversar com os clientes, estabelecer um relacionamento ganha-ganha e fidelizá-lo por muito mais tempo. No fim, toda a empresa sai beneficiada.
Veja, agora você está por dentro do assunto! Avalie qual das ferramentas citadas se encaixa em seu modelo de negócios, considerando sua comodidade e acessibilidade. Em seguida, busque implementá-la. Assim, será possível construir um empreendimento muito mais rentável e otimizar o fluxo de caixa.
Gostou do conteúdo? Entendeu melhor as principais ferramentas de cobrança? Aproveite para assinar nossa newsletter e acompanhar nossas novidades. Não perca tempo!