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Lojistas que vendem no crediário próprio tem dificuldades em cobrar…
Há empresários que sabem muito vender, mas cobrar…
Porque o jeito certo de cobrar faz sua empresa tem uma boa assertividade de recebimentos…
Cadastro correto
Para fazer uma cobrança de uma forma mais organizada, tudo começa quando se faz o cadastro do cliente. É através dele que podemos ter todas as informações correta ou pelo menos bem próximo da realidade para que tenhamos um caminho mais certeiro para se chegar ao cliente devedor.
Mais importante que só ter um cadastro é ter um cadastro correto, contendo pelo menos o seguinte: Nome completo, CPF, RG, Celular, e-mail, endereço completo da residência, endereço completo do trabalho, nome da empresa onde trabalha, pontos de referência e pessoas de referencia.
Portanto, o cadastro bem feito é essencial na hora de localizar a pessoa para uma abordagem de cobrança. Se os dados acima forem incompletos ou sempre estarem desatualizados certamente terá uma dificuldade de localizar o cliente devedor para cobrar os valores devidos.
Valor do crédito
Estamos abordando esse tema para quem tem crediário próprio, pois quem não tem crediário no próprio estabelecimento nada do que estamos abordando talvez faça sentido.
No entanto, quem não tem crediário próprio deveria pensar em ter, pois é uma ótima ferramenta para uma alavancagem de clientes e posterior fidelização dos mesmos.
Voltando então ao valor do crédito concedido. É muito importante ao saber o valor dos ganhos de seu cliente através de apresentação do comprovante de renda, entender qual é o perfil deste cliente. Casado, solteiro, filhos, tem carro, mora de aluguel, tem outras fontes de renda, enfim, uma série de fatores que há de ser observado para que possa dar um crédito mais condizente com a realidade deste cliente.
É fato que muitas pessoas podem ganhar muito e serem péssimos pagadores, o contrário também é verdadeiro. Muitas pessoas que ganham pouco, mas é tão controlado que nunca deixam suas contas atrasarem.
Empresas especializadas tem uma métrica chamada de credit score onde baseado em uma série de dados consegue chegar a números mais precisos sobre o comportamento de gastos do cliente para dar um crédito mais próximo daquilo que o cliente realmente poderá gastar.
Sendo assim, além de todos os dados o valor do crédito é algo imprescindível e talvez o mais importante na hora da concessão de crédito para um novo cliente.
Segurança dos dados
Nada adianta você ter os dados corretos, créditos bem concedidos se você não tem uma segurança nos dados.
Muitos de nossos clientes quando contratam nossos serviços de gestão de crediário próprio, ou também chamado cartão fidelidade, quase na maioria das vezes as preocupações primárias são por conta do índice de inadimplência que tem em suas empresas.
Ao longo da conversa e negociação até o fechamento da parceria, vamos falando com esse novo cliente o quão importante também é a questão da segurança dos dados. Nós temos servidores robustos dedicados exclusivamente para manter a segurança de dados de nossos clientes, pois pra nós isso é o que há de mais valioso.
Além disso, sabemos que nem todas as empresas tem condições de contratar servidores potentes pra isso. Nem precisa. Hoje, é fácil contratar empresas que guardam seus arquivos em nuvem com certa segurança. Mesmo que não sejam os mais potentes, também são seguros e vale muito a pena, pois é um ótimo investimento manter seu banco de dados alocados em algum servidor. Não precisa ser caro, hoje tem muitos até bem baratos, mas lhe peço, não deixe seus dados sem estarem seguros.
Métrica de recebimentos
Para não estender muito nesse assunto de hoje, pois para falar de cobrança podemos entrar em vários aspectos, como por exemplo:
Vale a pena ter um crediário próprio ou terceirizado?
Cobrar pela própria loja ou contratar empresa terceirizada?
Ou seja, podemos e vamos falar disso “de vez em sempre”, pois esses assuntos são importantes serem discutidos nas empresas. Eu particularmente sou a favor do crediário próprio, pois ele traz várias outras particularidades, porém, respeito outras opiniões.
Portanto, em qualquer das situações de cobrança, seja interna ou externa, é importante ter os números a qualquer tempo e a hora para poder medir o desempenho dos recebimentos. Não adianta só cobrar, é preciso medir o quanto se recebe.
Porque com esses números é possível traçar qual o melhor modelo e as taxas de juros a serem cobradas de forma que esse ganho financeiro cubra eventuais prejuízos. Por isso, esses dados numéricos é relevante para tomadas de decisões em relação ao modo como iremos cobrar os clientes inadimplentes.
Mais importante, porém, é medir corretamente os dados irá nos dar um direcionamento até se vale a pena continuar vendendo no crediário próprio ou não. Só para ter uma ideia, um cartão de crédito destes tradicionais é uma venda a crédito. Por isso o nome “cartão de crédito”. Agora pense bem, se para eles vale a pena vender a crédito porque pra você não seria. Se hoje você tem ferramentas que podem medir o desempenho do seu recebimento, se tem ferramenta que transforma seu fiado em crediário através de cartões fidelidade, por exemplo, porque não fazer o que os grandes fazem.
Hoje, diferente do passado, as ferramentas de gestão estão ao seu alcance, são acessíveis e é por isso que sou a sempre a favor do crediário próprio.
Tire um tempo, pesquise, estude, aja com inteligência.
“A escada do sucesso não fica lotada no topo”.
Até a próxima!