Tempo de leitura: 6 minutos
Apesar de lidar com um grande público diariamente, muitos negócios ainda não têm o hábito de realizar o cadastro dos clientes. Entre as principais razões alegadas estão a alta demanda de atividades diárias e a complexidade do processo.
Sabemos que a realidade do gestor — principalmente de um pequeno negócio que conta com uma equipe muito enxuta — é extremamente corrida. No entanto, inúmeras vezes não nos damos conta da importância e do impacto que algumas tarefas podem ter sobre o negócio, e o cadastro de clientes é uma delas.
Quer saber como esse processo pode ser o diferencial para a sua empresa gerar mais resultados? Continue a leitura e descubra como o cadastro dos clientes pode ajudar o seu negócio a conhecer profundamente os seus consumidores e qual a melhor forma de fazê-lo. Confira!
Você sabe quem são seus clientes?
Toda empresa prega que o cliente é a sua razão de existir. Mas pare e pense por um momento: se o cliente é tão importante assim, será que você não precisa agradá-lo? Mas como agradar alguém que você não conhece?
Conhecer a fundo o cliente e entender seus hábitos, desejos e medos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Veja os motivos:
1. Aumenta as chances de acertos
Imagine, por exemplo, que você criará uma nova campanha de marketing para um dos seus novos produtos. Por mais que você tenha boas ideias, se não souber para quem está criando as chances de sucesso serão mínimas. Além disso, os esforços e investimentos aplicados serão maiores.
2. Ajuda no processo de fidelização
Se você realmente conhecer o seu cliente terá em suas mãos tudo aquilo de que precisa para fidelizá-lo, como meios de comunicação, seu histórico de compras, suas preferências, métodos de pagamento, dentre outros.
Com esses dados em mãos a empresa poderá desenvolver estratégias como o uso de programas ou cartão fidelidade, crediário e outras soluções para aumentar a taxa de conversão, elevar o ticket médio e garantir que o cliente se mantenha satisfeito e retorne continuamente.
3. Diminui o custo de aquisição de clientes
Com uma base de clientes ativa e recorrente e com a uma efetividade maior das campanhas, é natural que você consiga atrair mais clientes com facilidade.
Um cliente satisfeito fala para outras pessoas sobre sua experiência e, quanto mais pessoas falam, mais facilidade você terá em atrair novos consumidores e fidelizá-los. E o resultado disso é que o custo para conquistar um novo cliente se torna a cada dia menor.
Como fazer o cadastro dos clientes?
Agora você já sabe o quão importante é conhecer o cliente. Porém, para tornar isso real, o primeiro passo é fazer o cadastro de cada um deles. Mas o que deve conter?
Algumas informações são imprescindíveis, enquanto outras podem variar de acordo com o seu negócio ou alguma necessidade específica. Abaixo listamos alguns dados que não podem faltar:
- nome do cliente;
- endereço de e-mail;
- telefone (se possível o vinculado ao aplicativo de mensagens);
- endereço pessoal;
- data de nascimento;
- sexo;
- CPF.
Esses dados são aplicados prioritariamente para quem atua diretamente com o consumidor final. Se você realiza vendas para outras empresas (B2B) você pode fazer algumas alterações como substituir o nome do cliente pela razão social e o CPF pelo CNPJ. Além disso, pode criar outros campos que considere relevante para o seu negócio.
Por que manter o cadastro sempre atualizado?
O cliente gosta de se sentir especial, de ser reconhecido. Dale Carnegie, autor do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, comenta que todo homem tem um desejo nato de ser considerado importante e quando isso lhe é proporcionado você o ganhou.
Manter o cadastro atualizado certamente ajuda nesse processo, pois possibilita que você chame o cliente pelo nome, agradeça pelas últimas compras realizadas ou por ter participado de uma ação beneficente promovida pela empresa.
Ações simples como um cartão, SMS, mensagem em aplicativos ou um e-mail de feliz aniversário, páscoa, natal, dia das mães ou pais (se forem pais) ou outra data relevante pode causar um grande impacto.
Como automatizar o processo?
Certamente você já está ansioso para colocar em prática o cadastro dos clientes no seu negócio. Mas deve estar pensando no trabalho que dará criar uma planilha, a forma como coletará os dados de cada cliente e o tempo para preenchê-la.
Certamente esse é um processo que exige um certo grau de esforço, porém pode ser mais prático, rápido e eficaz se tiver o suporte da tecnologia. A ferramenta mais indicada para acompanhar o cliente é o CRM, uma estratégia para fazer a gestão de relacionamento com o consumidor.
Esta aplicação permite que a empresa faça o cadastro do cliente nos mínimos detalhes, seja de forma manual, seja por meio da captura de informações realizada pela integração com outros softwares.
O CRM também permite automatizar o envio de mensagens para os clientes, como o envio de felicitações em datas importantes, promoções ou que está próxima a data de vencimento da fatura.
Outra boa opção é utilizar a ferramenta para fazer cross selling ou upselling. Conheça cada um:
Cross selling
Oferecer produtos complementares à compra realizada pelo cliente. Por exemplo, imagine que o cliente fez a compra de uma TV: você pode oferecer a ele um suporte de parede ou o serviço de instalação com desconto se compra for realizada em conjunto.
Upselling
Enquanto o cross selling visa complementar o pedido realizado, o upselling tem o objetivo de oferecer um produto mais robusto ou completo em relação ao que o cliente comprará.
Voltando ao exemplo da TV. Digamos que o cliente se interessou inicialmente por um modelo simples Full HD de 32 polegadas. O upselling consistiria em ofertar uma Smart TV de 42 polegadas com resolução 4K por um preço mais compensatório do ponto de vista dele.
Agora que você já sabe a real importância do cadastro dos clientes, não se esqueça de que, para ter sucesso, é preciso planejamento, manutenção de dados atualizados e o apoio da tecnologia para automatizar os processos. Siga nossas dicas e conquiste, fidelize e encante os seus clientes.
Quer receber mais dicas em primeira mão para atrair e fidelizar clientes? Assine a newsletter e nunca mais perca nossos conteúdos exclusivos!