Crescimento sustentável

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Hoje, compartilho com vocês a ideia sobre: “crescimento sustentável”. Assim como podemos gastar pouco para uma aplicação anual, precisamos de um planejamento onde possamos nos adequar a tal crescimento e o fazer de forma estruturada para alcançarmos nossas metas e atingir o objetivo anual almejado. 

Tenho ciência de que cada um tem seu próprio método e entendimento sobre como deve ser o crescimento em suas empresas. O que quero ressaltar, é apenas uma ideia do que penso sobre como podemos ter um crescimento com baixo custo e atingível dentro de qualquer empresa. Acredito que o crescimento de uma empresa deve ser pensado de dentro pra fora, mas sabemos que isso só acontece se os proprietários e colaboradores estiverem na mesma sintonia de crescimento empresarial.

O bom crescimento é lucrativo

Esse crescimento é lucrativo, porque além de trazer mais receitas, que é a essência do trabalho realizado, possui menos custo, uma vez que envolve o que se tem dentro da empresa.

Sabemos que lucro não é só de aumento de receitas, mas também da redução de custos e despesas. Ah! Se você que está lendo pensa que custo e despesa são as mesmas coisas, aconselho uma pesquisa no google para melhor entendimento, pois isso faz uma enorme diferença na conta final.

Voltando ao assunto do crescimento lucrativo, leve para o lado do aumento do ticket médio de vendas dos clientes existentes; pense em fazer um trabalho com esses clientes do tipo: “ganhe bônus por indicar um novo cliente”. Perceba que são simples ações, que devem ser anotadas e medidas para ver quanto foi o aumento de faturamento depois que tais ações foram aplicadas.

Crescimento orgânico e diferenciado

Com o crescimento orgânico, podemos trabalhar de dentro pra fora, como já mencionado. Ele pode nos trazer resultados ao longo do tempo utilizando as ferramentas e pessoas que já estão trabalhando conosco no dia a dia.

Pedir indicação de novos clientes aos que já adquirem produtos ou serviços de nossa empresa é uma boa estratégia. Existe vendedor melhor que nossos próprios clientes!? Eu, particularmente, pelos resultados que temos em nossa empresa, tenho certeza que nossos melhores vendedores são nossos próprios clientes. Claro que, para isso acontecer, os clientes têm que estar satisfeitos com o trabalho que realizamos ou com os produtos que vendemos além de atendimento. 

Convenhamos que, tudo isso citado sobre prestação de serviço é obrigação dos colaboradores prestar o melhor e, precisamos sempre estar dispostos a melhorar esses quesitos. Por isso, quanto mais clientes satisfeitos, maior é a chance de você conseguir novos clientes.

Dessa forma, ao longo do tempo, você tem um aumento de clientes de forma orgânica e a diferenciação vem da forma que você vai criar para convencer, tanto seus colaboradores, quanto seus clientes a te ajudar nessa empreitada.

Ter um plano B ou C de crescimento

Com essa pandemia, não podemos ter controle de muitas coisas, no entanto, não podemos apenas esperar o que irá acontecer. Se fizermos isso, podemos ser a próxima empresa a fechar as portas. Temos amigos, parentes ou ainda algum conhecido que perdeu o emprego ou teve que fechar sua empresa. É muito triste essa realidade e espero que tudo isso passe logo.

Como empresários, temos muitas responsabilidades; uma delas são os colaboradores que trabalham conosco e depende de nossa criatividade para superar esse período e com nós mesmos. Por isso, o crescimento lucrativo e o crescimento orgânico acima é de suma importância contar com os colaboradores, pois eles sentirão a necessidade de contribuir para que a empresa não feche. Não me refiro às portas abertas  somente fisicamente; caso não possa ser aberto ao público, que seja “criando” novas soluções das quais a empresa antes não tinha como hábito atender, mas que de agora em diante possa ser uma alternativa de manter as vendas ativas.

Quem sabe nessas ideias surja algo que possa mudar até o rumo do que a empresa fazia. Tenho certeza que muitas empresas estão se reinventando e descobrindo novas alternativas para aumentar seus lucros. Quando ficamos sempre fazemos o mesmo, os resultados são sempre os mesmos. Pior que fazer o mesmo, é não se atentar para um momento de crise, seja ele qual for. 

Por isso, é muito importante sempre ter um plano B ou C e de vez em quando olhar para eles, pois talvez neles estejam a solução para os momentos em que seu negócio esteja vulnerável a uma situação inesperada.

Quanto você quer crescer em 2021?

Para finalizar nossa conversa de hoje, a pergunta é: “quanto você quer crescer em 2021?”. Se responder o máximo possível, você está enganado. Mesmo que essa pergunta pareça simples, tenha certeza de que não é.

É preciso simplificar o processo para saber quanto sua empresa precisa expandir em 2021. Mesmo que seja apenas para manter o tamanho em que se encontra, é preciso ter em mente quanto será esse tamanho. Tem gente que diz que vender o mesmo que no ano anterior já está bom, pois manteve o mesmo fluxo. Será!? Se parar para analisar, os preços aumentam de forma súbita, como é que vender o mesmo irá manter o mesmo tamanho da sua empresa? Tem produtos que dobraram de preço, ou seja, você vendendo 50% do que vendeu no ano anterior terá o mesmo volume financeiro, mas certamente não terá o mesmo lucro.

Uma dica bem simplória seria converter seu lucro líquido em salários e ver quanto sobrou no ano anterior com o que tem se projetado para sobrar neste ano. Como disse, é uma conta bem simples, pois você precisa pegar todos os seus dados para fazer uma conta mais assertiva e verificar o andamento de sua projeção de lucro para 2021.

Porém, não adianta querer crescer se não tem estrutura física ou de colaboradores para manter um crescimento adequado. Por isso, é preciso ter uma real noção de quanto quer crescer, para preparar seus investimentos, treinamento de equipes, investimento em tecnologias e ambientes físicos para poder atender sua expansão.

Então é isso pessoal, pensem no crescimento de suas empresas de forma sustentável, lucrativa e orgânica. Também faça as contas de quanto precisam ou podem crescer em 2021.

Só mais uma coisa; se você em sua empresa já utiliza nossos serviços de Cartão Fidelidade ou qualquer outro serviço, espero que esteja satisfeito com a gente e nos indique para algum amigo que possa utilizar nossa ferramenta para gerenciamento do crediário próprio. Nós da TOPCARD também trabalhamos com o crescimento sustentável e ninguém melhor que você (cliente) para indicar nossos serviços. Desde já, te agradeço por isso!

Abraço, se cuidem e até a próxima semana.

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