Conhecendo o cliente do seu supermercado:

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Muito se fala no marketing sobre delimitar um público alvo, conhecer o perfil do cliente, criar personas que representem consumidores, entre outras coisas similares. De fato, esse é um fator crucial para qualquer negócio e, os supermercados não são exceção.

Para ser o mais assertivo possível em suas decisões, o dono ou o responsável pelo supermercado deve conhecer o máximo sobre o seu público consumidor, incluindo seus hábitos e comportamentos de consumo.

O público dos supermercados:

Ao entrar em um supermercado é fácil notar que existe uma infinidade de pessoas diferentes fazendo suas compras. Afinal, ali existe uma enorme variedade de produtos e marcas diretamente ligadas a atender as necessidades básicas de qualquer pessoa.

Desta forma, definir o público de um supermercado é no mínimo mais complexo que o da maioria das formas de comércios, como por exemplo: lojas de roupas. Nos supermercados, a quantidade de clientes, a rotatividade e variedade de produtos, na maioria dos casos são muito maiores.

Como fazer: 

Levando em conta tal diversidade, podemos dizer que uma das melhores formas de conhecer o seu público, é através de uma pesquisa de mercado. Existem inúmeras empresas especializadas nesse tipo de pesquisa, porém é possível que esse processo seja planejado e executado pelo próprio supermercado.

Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de mercado, a mais comum é através de formulários e entrevistas com os clientes ou consumidores de uma região, mas cabe a cada empresa identificar a melhor abordagem.

Ao planejar uma pesquisa, é importante estruturá-la da melhor forma para que se chegue aos resultados necessários; e só depois disto, executá-la. A princípio, é necessário deixar bem claro qual o objetivo da pesquisa, depois é preciso delimitar a amostra da população que deve participar, roteirizar o questionário e só então, iniciar a coleta.  

Após realizar a coleta, é hora de organizar e transformar os dados em informações, tornando possível a caracterização do público. Neste ponto, o processo de criar a persona do consumidor ajuda a compreender melhor suas características.

Tendo realizado a pesquisa, uma boa prática é se colocar no lugar do cliente e repetir o seu processo de compra. Fazer isso ajuda a compreender melhor toda a jornada do cliente e identificar problemas que podem prejudicar a sua experiência.

Programas de fidelidade:

Uma outra forma de conhecer os seus clientes, até mesmo de uma forma mais individualista, é coletando e armazenando informações sobre eles em uma base de dados ou em um programa de CRM, mas para isso é necessário que você utilize alguma estratégia para capturar estes dados. Uma das melhores formas de fazer isso é através de um programa de fidelização, assim é possível fazer um cadastro bem completo do cliente e mantê-lo atualizado a cada compra.

Essa estratégia tem alguns benefícios sobre as pesquisas de mercado, ela se mantém sempre atualizada e com uma boa plataforma. Estes dados podem ser facilmente acessados e filtrados conforme os interesses de quem os busca.

Estas ferramentas também são muito úteis para pesquisas rápidas e no apoio a tomada de decisões , por exemplo, se é necessário saber qual o dia e horário da semana tem mais movimento, ou delimitar o período de tempo do qual se quer obter determinada informações. 

Ter estes dados e soma-los aos do sistema de vendas e controle de estoque do supermercado, significa construir uma fonte de informações inestimável que com certeza vai te dar vantagem sobre os seus concorrentes e facilitar suas vendas.

As desvantagens deste tipo de programa em relação às pesquisas é que, estes não permitem o armazenamento de informações subjetivas, como opiniões, o que é fundamental para compreender melhores uma situação como todo, suas causas e consequências.

Principais fatores que influenciam os clientes: 

Pesquisas indicam que, entre os fatores mais influentes na escolha de um supermercado, a proximidade geográfica é o mais significativo. Logo em seguida temos: para as classes sociais mais afortunadas, a variedade de produtos e para as classes menos afortunadas, os preços e as promoções de venda.

O próximo fator que entra nesta lista para ambas as classes é o bom atendimento, sendo mais específico, o consumidor cita o calor humano e a facilidade de obter ajuda como pontos fundamentais para seu retorno.  

Já conheço meu cliente e agora?

Conhecendo seu público é hora de direcionar todas as ações para ele, a menos que a pesquisa indique que você não está alcançando o público desejado, neste caso é necessário mudanças mais drásticas que podem envolver o reposicionamento da marca.

Direcionando-se a um público especifico, é possível criar campanhas publicitárias mais eficientes e reduzir desperdícios comuns da comunicação em massa. A linguagem, o canal e todos os elementos envolvidos na comunicação passam a ser direcionados a um mesmo receptor.

Torna-se possível criar ofertas personalizadas, atrair novos clientes com o mesmo perfil, assim como definir estratégias de preço, de relacionamento e de promoção de vendas mais eficientes.

Conhecer melhor o público alvo também permite ao seu supermercado se posicionar melhor no mercado, o que significa conquistar um espaço único na mente do consumidor. Isso acontece ao criar uma proposta de valor alinhada com os valores do seu público.

Conseguindo fazer com que o seu público entenda sua proposta de valor, é muito provável que este passe a se identificar com o seu supermercado. Sua marca passará a ter diferencial competitivo deixando de ser mais uma no mercado para ser a marca lembrada quando o consumidor busca por sua categoria de serviços.

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