Como utilizar o cartão próprio em tempos de pandemia.

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No tema de hoje, venho falar sobre como o cartão próprio pode ser um grande aliado para sua empresa continuar vendendo e até aumentar as vendas neste período tão difícil que estamos vivendo.

Sabemos que grande parte do país tem restrições para determinados ramos de atividades. Não quero entrar no mérito de quais são essenciais ou não, pois na minha opinião, todos são; visto que a pessoa vive daquele empreendimento para seu sustento e de sua família.

Desde o início da pandemia, nos deparamos com lives de diversos ramos de atividades. Temos acompanhado lives de artistas, palestrantes, curso de culinária e também de lojas vendendo seus produtos. Tenho acompanhado vários de nossos clientes usando as redes sociais para realizarem suas lives e tendo sucesso na venda de seus produtos.

Cliente com crédito aprovado.

Se sua empresa tem possibilidade e perfil de realizar uma live, faça! Seja criativo e coloque seus produtos à venda de uma forma mais leve, divertida e porque não, com preços ainda mais atrativos para seu público alvo.

O comerciante que possui cartão próprio pode ter preços diferenciados para os usuários e utilizar as lives para divulgar e gerar interesse no cartão. Já falamos em outros posts que é importante manter uma constância no aumento de clientes e com isso, ter a fidelização destes clientes com sua empresa. Além de preços que caibam no bolso dos clientes, um grande diferencial é o parcelamento das compras no cartão próprio. Alguns lojistas, como um ponto atrativo, fornecem pontos toda vez que a fatura é paga. 

Sendo assim, para o usuário que tem o cartão da loja é muito mais vantajoso comprar por esse cartão. O seu cliente ganha no preço, prazo e ao pagar acumula pontos para trocar por produtos ou descontos.

Clientes que há tempos não aparece na sua loja:

Utilizando o relatório específico, sua empresa saberá quais clientes não estão comprando a respectivos dias em sua loja. Dessa forma, ao realizar uma live, poderá enviar um SMS ou até mesmo um WhatsApp comunicando desse evento e o convidar para participar e ficar por dentro das novidades que vai acontecer.

Outro detalhe importante a se observar são os clientes que possuem o cartão, que compram com frequência, mas que não utilizam todo o saldo disponível.  Pode acontecer de ser um cliente com maior potencial em compras, mas que por algum motivo efetua a compra bruta no concorrente. Tendo relatórios e dados atualizados, aliado a bons produtos, você pode ter um resultado positivo em suas lives ou outras ações em grupos fechados para determinados clientes. 

Com isso, você o atrai ressaltando as vantagens e benefícios de comprar mais em sua loja. O que importa é se reinventar nesse momento e manter um fluxo de venda considerável em suas empresas, para mantê-las sadias.

A realidade presente e um “novo normal”.

A pandemia está aí, essa é a nossa atual realidade. Muito se tem falado em um “novo normal” e, se estamos vivenciando isso, temos que nos reinventar, usar nossa criatividade e fazer acontecer. Não adianta cruzar os braços e reclamar, porque não vai adiantar nada. Não podemos deixar que o medo deste “novo normal” nos paralise.

É importante fazer um bom estudo antes de continuar suas vendas. Seja por lives, grupos fechados ou qualquer outra forma, penso que o importante é arregaçar as mangas e fazer acontecer. Pelo que acompanho, será até uma nova tendência de vendas. Em alguns casos, tenho visto que esse tipo de estratégia tem dado muito certo; muitas pessoas que não tem tempo de ir às lojas, tem acompanhado as lives e reservando o produto desejado para serviço de delivery.

Nas lojas de roupas, por exemplo, alguns lojistas têm chamado modelos para apresentar a roupa no corpo; se você tem o biotipo parecido, já se vê naquele modelito e fica até mais fácil e intuitivo para adquirir tal produto. Muitas vezes, o modelo vem com looks completos, o que ajuda o cliente a ter boa noção de como ficará usando tais produtos.

Lives divertidas e com muitos sorteios.

Para finalizar e como já mencionado acima, é preciso planejamento para realização de live ou outra ação para vender. É muito estranho e às vezes constrangedor, quando a ação é mal feita. Deve-se atentar aos detalhes e não deixar passar coisas simples, que no final tem grande peso. Por isso, é importante não deixar de ter um bom planejamento.

Organize o espaço, acerte a velocidade da internet, a luz do ambiente, o som e tudo que facilite a comunicação entre sua loja e o seu cliente. Tenha produtos adequados e preços compatíveis com o mercado. Treine o que irá falar para não se perder no meio da apresentação. Você que é comerciante, não terá muita dificuldade, pois já trabalha com isso no seu dia a dia, mas acredito que seja diferente falar com uma câmera. Eu também sou assim, mas temos que relaxar e deixar fluir normalmente, pois mostrar o que somos é o mais certo. Sermos sempre originais e verdadeiros como somos no dia a dia. As pessoas notam quando forçamos algo e isso pode atrapalhar, pois tiram o interesse das pessoas a permanecerem na live e você acaba perdendo venda.

Faça suas lives serem leves e divertidas. Proporcione sorteios, interaja com seus clientes, seja natural! Tenho certeza que terá sucesso no evento, seja em qual plataforma for.

Lembre-se, o cartão fidelidade é o seu aliado e poderá além de aumentar suas vendas, manter um cliente fiel sempre que realizar esse tipo de estratégia.

Pensem nisso!

Até a próxima semana.

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