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Um plano de marketing, ao contrário do que muitos pensam, serve para empresas de todos os portes, inclusive as pequenas. Trata-se de uma programação para enaltecer as qualidades junto ao público-alvo e, ao mesmo tempo, corrigir as falhas.
Dessa forma, define-se um conjunto de ações para conquistar as metas, que podem envolver produtos, serviços e até a melhoria da imagem, entre outras. Esse mapeamento mostrará quais são as atitudes mais eficientes para lidar com a concorrência. Quer saber mais? Acompanhe neste post seis truques para turbinar seus negócios. Venha com a gente!
1. Entenda quem são seus clientes
O primeiro passo para criar um plano de marketing de sucesso é conhecer quem são os consumidores de seus produtos ou os tomadores de seus serviços. É fundamental demarcar a identidade de sua clientela.
Para isso, é importante compreender por que as pessoas estão comprando da sua organização e quando elas fazem isso. Em muitos casos, a melhor maneira de conseguir esse levantamento é perguntar aos compradores na própria loja.
Além da sua audiência, é imprescindível traçar o perfil da persona. Enquanto os dados sobre o público-alvo trazem informações superficiais e coletivas, essa figura inventada com base em dados reais propiciará um conteúdo mais rico e específico sobre o comportamento dos usuários, o que é um excelente combustível para as ações estratégicas.
Essa identidade criada por profissionais de propaganda é um personagem semi-fictício que simboliza seu consumidor perfeito. Um dos principais benefícios em utilizar essa técnica é incluir outros tipos de marketing, além do de massa, em seu rol de métodos.
Assim, você consegue estipular ações como o one to one (um a um), que tem um efeito de maior precisão, pois atinge quem realmente tem motivos para se tornar seu cliente.
As chances de aumentar as vendas se multiplicam com essa tática, porque a empresa passa realmente a entender quais são as necessidades de seus leads. Abaixo, preparamos uma lista com dados que devem ser coletados sobre a sua persona. Acompanhe:
- profissão;
- sexo;
- renda;
- onde vive;
- nível de educação;
- família (solteiro, casado, com ou sem filhos);
- quais são seus medos;
- qual é o seu objetivo primário;
- qual é o seu propósito secundário;
- quais são seus problemas;
- como seu negócio pode auxiliar na resolução desses conflitos;
- quais são seus hobbies;
- tipos de conteúdo que ela consome;
- onde ela busca esses conteúdos;
- que hardwares ela utiliza;
- quais redes sociais ela acessa.
2. Conheça sua concorrência a fundo
Para elaborar um bom plano de marketing, será essencial conhecer profundamente os principais players de seu segmento. O conceito de concorrência é extremamente volátil na atualidade. Por isso, é necessário estudar os adversários tradicionais de seu ramo, mas também ficar de olho em corporações que, a princípio, não seriam competidoras diretas, mas têm potencial para tornar suas rivais.
As operadoras de telefonia brasileiras, por exemplo, não se precaveram para a chegada do WhatsApp. Da mesma forma, os taxistas também não se anteciparam à disseminação do Uber. Outro exemplo: o mercado automobilístico espera para 2019 o início da circulação de veículos autônomos, ou seja, que dispensam os motoristas.
Com isso, diversas áreas da economia já se previnem para não ser engolidas pela nova onda, que deve afetar as seguradoras — 90% dos acidentes são causados por erros humanos, o que pode reduzir drasticamente a necessidade dessa proteção contratual.
Também ficarão vulneráveis a essa novidade as montadoras de automóveis, as concessionárias de veículos e as autoescolas — dependendo do sucesso dessa nova tecnologia, pode ser que, no futuro, seja insignificante o número de pessoas que dirige.
Ser displicente no monitoramento de seus adversários é, portanto, um grave erro de gestão que pode comprometer seu plano. O raciocínio é simples: imagine que você venda um modelo de guarda-chuva comum, preto, sem nenhuma funcionalidade extra, por R$ 30,00.
Suponha ainda que seu concorrente esteja comercializando esse mesmo item por R$ 25,00, mas com desenhos temáticos de personagens de filmes e tecido de secagem ultra-rápida. O desempenho de seu rival, neste caso, influenciará diretamente nas suas vendas e vai requerer uma reação técnica.
3. Conte com auxílio profissional
Diante do cenário superflexível que descrevemos no tópico anterior, não é nada simples fazer uma análise profunda das tendências de marketing. Nesse contexto, outro item substancial para um plano perfeito é contar com auxílio de profissionais da publicidade.
Assim, fica mais fácil escolher quais tipos de ações são mais apropriadas às necessidades de seu empreendimento e de sua audiência. Esses dados vão ser a base para o projeto tático de propaganda.
Por meio desse plano de marketing, a organização manifestará seu posicionamento perante a sociedade: visão, missão, valores e objetivos. Ele será como um mostruário da identidade empresarial dessa marca.
Há uma gama muito extensa de tipos de marketing, de modo que muitas de suas variações sequer são conhecidas pelos leigos, o que é compreensível. É por isso que estamos insistindo sobre a importância da atuação dos publicitários na fixação dessas metodologias.
Por exemplo: você sabe o que é o Benchmarketing? Trata-se de um modelo de ação que absorve pontos positivos de um concorrente a favor de uma outra companhia. Um bom especialista nessa área vai contribuir para identificar quais os procedimentos mais pertinentes à sua realidade na hora de produzir esse plano.
4. Defina suas metas
Depois de estudar seu público-alvo e seus concorrentes, será o momento de selecionar os seus intuitos. São exemplos de escopos a serem atingidos: aumentar a venda, reduzir a inadimplência e instituir programas de fidelização, entre outros.
Parece simples, mas é preciso cuidado neste ciclo para estabelecer, além do escopo, os métodos, os planos e as ações de marketing, que são itens distintos, embora bastante parecidos. Abaixo, temos uma lista didática que ilustra essas nuances. Veja:
- objetivo: ampliar as vendas;
- táticas: investir em novos ramos;
- plano: desenvolver campanhas de comunicação voltadas para esse novo público;
- ação: enviar newsletters periodicamente.
5. Esboce um cronograma
Neste tópico, chega-se ao instante em que é determinado um calendário para colocar em prática seu plano de marketing. Desse modo, é preciso elencar todas as tarefas que terão de ser realizadas, com seus respectivos deadlines.
Nessa tabela de datas, também é crucial estipular um colaborador responsável por cada uma das atividades dessa lista. Essa programação é o segredo para não se perder no meio do trajeto. Ela vai trazer organização e estrutura para que nada seja esquecido.
6. Faça um bom monitoramento
Um plano de marketing de qualidade requer de maneira urgente um monitoramento constante do andamento das ações. Desse jeito, descobre-se os erros a tempo de eles serem corrigidos. É imprescindível ter em mente que será preciso avaliar, criteriosamente, o que deu certo e o que deu errado durante as campanhas.
Um tempo depois de as ações terminarem, procure saber quais foram os seus resultados. Olhe atentamente, com humildade, para as forças e para as fraquezas de toda a trajetória publicitária posta em prática.
Imagine que você é dono de um posto de combustível cujas vendas estejam apresentando dados insatisfatórios, com queda recente na movimentação.
Para reverter isso, você cria um conjunto de ações estratégicas para recuperar clientes perdidos: investe em programas de fidelização, cria sorteios e oferece descontos no mês de aniversário de cada um dos componentes desse grupo.
Será vital fazer as contas para descobrir quantos usuários voltaram a comprar de você, o quanto isso significou de ampliação das vendas nesse período, etc. Cada ação de propaganda merece o mesmo tratamento de revisão.
A criação de um plano de marketing é indispensável para os empreendedores que buscam ampliar os negócios, diminuir a inadimplência, ter um controle total sobre o crediário próprio e fidelizar o público.
Desse modo, você conquista a tão desejada melhora nos seus ganhos financeiros, o que vai aliviar aquela sua preocupação diária em obter bons resultados. O que achou do nosso post? Quer saber mais? Então, leia nosso artigo sobre o comportamento dos consumidores!