Como aumentar o ticket médio de vendas em sua empresa?

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Sabemos que manter as vendas atuais em tempos de crise como estamos
passando, é importante. Porém, é imprescindível que tenhamos em mente que
precisamos pensar em estratégias para aumentar o número de vendas e
aumentar nossas receitas.


E para medir o manter ou o crescer, é necessário sabermos o número de
clientes que compram regularmente e o seu ticket médio.

O ticket médio é o balizador que podemos utilizar, pois se aumentarmos um
pouco mais o ticket por cliente, mesmo quando perdemos por algum motivo,
estes compradores ainda assim podem manter ou aumentar nossas receitas.


Ticket médio é a soma de todas as vendas que você realizou dividido pelo
número de compradores que fizeram tais compras. Obviamente que alguns têm
valores muito superiores a outras, é por isso que se chama ticket médio, pois é
a média de um pelo outro.


Com o resultado dessa soma em mãos, será fácil fazer promoções ou inserir
determinados produtos ou padrões de produtos/serviços para ajudar no
aumento gradual desses valores.

4 estratégias simples para agilizar o aumento do ticket médio:

Primeiro, precisamos identificar o número de clientes que estão comprando
diariamente, semanalmente e mensalmente em nossa empresa. Precisamos
manter um controle permanente destas informações, pois só com esses dados
é que podemos traçar algum tipo de estratégia;


Segundo, é preciso observar se o valor gasto por cliente está compatível com
seu potencial financeiro. Para isso, é importante ter um banco de dados que
contenha várias informações relevantes do seu cliente, desde a data de aniversário,
CPF, até o valor de sua renda;


Para isso, um cartão fidelidade ou um controle de crediário próprio poderá lhe
auxiliar lhe dando muitas informações relevantes, onde além de poder
aumentar o ticket médio também manterá a fidelização do cliente ao seu
estabelecimento;


Por último, são as ações de marketing que é preciso fazer o cliente comprar um
pouco mais. Promoções com certa regularidade, envio de SMS de promoções
ou até mesmo servir um cafezinho ao seu cliente. São ações simples que
poderão ao longo do tempo cativar, fidelizar e aumentar as compras deste
cliente em sua empresa.


Identificar clientes ativos, ter um banco de dados confiável, atualizado e ações
de marketing, são quatro ações simples que você pode começar
imediatamente a utilizar a seu favor. Claro que existem muitas outras, mas tudo
precisa de um começo e acredito que com essas 4 ações, o primeiro passo já
será dado.


Como manter o controle de dados do cliente:


Como dito acima, no segundo item de ações para aumento do ticket médio está
o tão falado banco de dados. Digo tão falado, pois muita gente cita isso, mas
não conseguem manter corretamente um banco de dados confiável em suas
empresas.


O banco de dados constitui em um dos itens mais valiosos de sua empresa e
por isso, é preciso mantê-lo muito seguro e com o menor risco possível de
perder dados. Muitas empresas entendem como custo um serviço de controle
de crediário, mas acredito ser um dos melhores investimentos realizado
quando se tem um bom custo benefício do serviço contratado.

Instituições financeiras, seguros, grandes lojas, todos esses ramos de atividade
entre outros investem milhões, senão bilhões de reais para ter o maior banco
de dados possíveis de seus clientes. Tudo que for relativo ao cliente é
importante, principalmente quando esses dados são atualizados com
regularidade.

Há um ditado que diz que “Contato vale mais que dinheiro”. E acredito ser
verdade, pois os dados são a melhor forma de se fazer dinheiro se bem
utilizado. Marketing de vendas, ações promocionais direcionadas, formas de
fidelizar o cliente, tudo isso é baseado em informações confiáveis que só terão
em seu banco de dados.


Poucas empresas utilizam seus dados com eficiência:


Diante de tudo que foi dito, da importância do banco de dados e aumento do
ticket médio, por incrível que pareça, ainda tem poucas empresas que utilizam
isso com sabedoria e eficiência.

Você recebe todos os dias informações em seu smartphone com promoção de
determinada coisa que chama sua atenção. Se você clicar naquele
determinado produto ou assunto, pronto, a “mágica” acontece.


O aparelho já repassou aos interessados sobre aquele produto ou serviço e
quando você passear por outras plataformas é bem provável que vai aparecer
alguma propaganda sobre o primeiro interesse que teve.

Isso é a inteligência dos dados. Saber quem é a pessoa e vincular ao produto,
pode ter certeza que próximo ao seu aniversário, vai te mandar os parabéns e
tentar te vender tal produto ou pelo menos, te trazer para próximo de seu site
ou redes sociais.


Por isso é importante que você utilize seus dados com maior eficiência. Em
épocas de vendas baixas os dados de seus clientes é o seu maior aliado. Por
isso, ter um cartão próprio é uma ótima ferramenta para fomentar e aumentar
as vendas da sua empresa.


Além de fidelizar, como já falamos, você terá o valor da renda de seu cliente,
saberá a data de aniversário, poderá enviar promoções mais direcionadas e
com isso, crescer num mercado cada vez mais competitivo.

Se quiser saber como ter um sistema de crediário próprio, um cartão fidelidade e poder
utilizar da melhor forma esse serviço, fale com um de nossos especialistas que
irá te auxiliar em cada etapa de implantação deste produto.


Até mais pessoal, espero que possam de pouco a pouco aumentar mais e mais
o valor do ticket médio de seus clientes e conseguirem ainda mais sucesso em
seu negócio.

#tamojunto

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