Tempo de leitura: 6 minutos
O acesso à tecnologia e a novas informações fez o público repensar suas prioridades de compra. Se adicionarmos as seguidas crises econômicas (internas e externas), o cenário se agrava. A melhor saída para as empresas é descobrir como atrair clientes para manter um fluxo de caixa saudável.
É imprescindível usar novas técnicas e estratégias para conseguir consumidores e fidelizá-los, pois o básico já não é suficiente. Entregar algum diferencial passou a fazer parte da cartilha para se adaptar ao novo comportamento dos clientes.
Este post apresenta cinco dicas práticas de como conquistar consumidores nessa nova realidade. Continue lendo e confira!
1. Investir em marketing de conteúdo
Se a tecnologia e a internet ajudaram a transformar o comportamento do consumidor, por que não utilizar essas mesmas ferramentas para atrair e conquistar novos clientes? Uma das maneiras mais eficientes para atingir esses objetivos é investir em marketing de conteúdo.
Por meio dessa prática, as empresas conseguem cumprir as etapas de atração, conquista e fidelização. A eficiência do marketing de conteúdo se dá pelo trabalho com foco no engajamento do público-alvo e da persona, pois atrai o cliente com conteúdo de qualidade e é relevante quando ele mais precisa. O planejamento é constituído de seis etapas:
- definição de objetivos;
- definição de indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs);
- definição de personas;
- escolha de canais e ferramentas;
- funil de vendas;
- execução.
2. Estar presente nas redes sociais
Olha a internet aparecendo mais uma vez. Não adianta: no cenário atual, não há como ignorar o fato de que a grande rede é um dos principais meios para atingir o público-alvo. As redes sociais, por exemplo, são plataformas que reúnem um número gigantesco de potenciais clientes. Seu poder é inegável!
Qualquer marca que não tenha um perfil nas plataformas mais famosas já sai em desvantagem em relação aos concorrentes. Todavia, não basta estar presente: é preciso interagir efetivamente com os clientes.
Outro ponto importante é que cada rede tem uma característica específica e exige um tipo de conteúdo específico. Veja a seguir o mais adequado para cada uma delas:
- Facebook: a mais versátil, pode ser usada para compartilhar artigos do blog, imagens, memes, vídeos e fazer interações ao vivo (lives);
- Twitter: é ideal para informativos e mensagens curtas;
- Instagram: usada para a divulgação de fotos e vídeos, principalmente da rotina;
- LinkedIn: bom espaço para oferecer artigos, informações e dicas sobre negócios, carreira e oportunidades.
Também vale ressaltar que não é preciso estar em todas as redes, pois isso pode significar a necessidade de um grande investimento de tempo, dinheiro e energia. O ideal é identificar em quais delas seu público está e se concentrar nelas.
Existem muitos exemplos de sucesso que provam que um trabalho bem planejado e executado nas redes sociais pode ser um divisor de águas para a empresa.
3. Oferecer atendimento móvel
Com a evolução, os aparelhos celulares passaram a ser a primeira opção de acesso à internet para grande parte da população: hoje há mais aparelhos do que pessoas no país. A facilidade e a comodidade oferecidas por eles são elementos que ajudaram a popularizar a preferência pelos smartphones.
Diante de tamanha expansão, pode-se dizer que ao se adaptarem ao mundo móvel, as empresas darão passos importantes para estreitar a relação com os clientes e atrair mais consumidores. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens que podem ser obtidas com a adoção desse tipo de atendimento.
Aproveitamento do conceito de multicanal
Implementar o atendimento móvel é entrar de vez no universo multicanal. Isso quer dizer que a empresa aumenta as opções do cliente para que ele compre e conheça seus produtos.
Resolução dinâmica de problemas
O atendimento móvel é naturalmente mais rápido e dinâmico do que o telefone convencional. Utilizá-lo dá aos clientes a possibilidade de resolver seus problemas com mais fluidez.
Maior competitividade
Alguns gestores acreditam que o atendimento móvel é um diferencial para a empresa no mercado. No entanto, essa estratégia é obrigatória para manter o empreendimento competitivo e não uma vantagem competitiva. Optar pelo sistema deixará a empresa em pé de igualdade com os concorrentes. Não implementá-lo, ao contrário, significa ficar para trás.
4. Definir o raio de atuação da empresa
É claro que todo empresário sonha em ter uma marca conhecida globalmente e vender seu produto para o mundo todo, mas é sempre recomendável definir uma área de segurança. Assim, a companhia estabelece um perímetro para investir em estratégias de marketing e atração.
Se ainda tem dúvidas sobre a efetividade dessa prática, pergunte-se quantas vezes você deixou de ir a um mercado ou empresa longe de casa para comprar em um estabelecimento local. Esse tipo de atitude acontece com frequência, pois a sensação de comodidade e urgência muitas vezes fala mais alto.
Por isso, é importante determinar um raio de atuação para que o resultado em termos de atração seja o esperado. Não adianta investir em uma divulgação para um público distante se o retorno será mínimo. É melhor se consolidar como uma força local antes de arriscar novos mercados.
5. Investir na qualidade do produto
Implementar atendimento multicanal, definir raio de atuação e estar presente nas redes sociais não trará frutos positivos se o produto não for bom o suficiente. Afinal, o intuito do consumidor é obter um produto de qualidade. Pense na Netflix, por exemplo: por melhor que seja a atuação da empresa na internet, se seu catálogo de filmes e séries não agradar ao público, toda a estratégia de marketing será em vão.
Então, fortaleça pontos vulneráveis de comunicação e relacionamento com consumidor, mas, acima de tudo, tenha certeza de oferecer algo que supra as necessidades dele. Uma das melhores formas de obter essa confirmação é fazendo pesquisas de preferência. Por meio de questionários curtos e diretos, a empresa consegue saber sobre a qualidade e a receptividade de seus produtos. Além disso, identifica pontos fortes e fracos, e quais novos itens podem ser criados para atrair e fidelizar os clientes.
Agora, você já sabe como atrair o consumidor de forma eficiente. Todas as estratégias apresentadas são factíveis e de fácil implementação em empresas de todos os portes. Faça um estudo sobre como adaptar as mudanças para a realidade do seu negócio, aplique as ideias e seja bem-sucedido na atração e na fidelização dos consumidores.
Gostou das dicas? Que tal agora descobrir como recuperar clientes perdidos?