Tempo de leitura: 6 minutos
Em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, é preciso desenvolver estratégias para garantir o sucesso da empresa, atrair e reter cada vez mais clientes. Uma das saídas mais utilizadas e que tem apresentado um grande êxito é a implementação do cartão fidelidade.
O seu principal objetivo é: angariar e reter os consumidores por meio de ações que oferecem brindes como um item grátis após determinada quantidade de compras — por exemplo, pontos para trocar por produtos, serviços ou descontos. Grandes empresas investem milhões nesses programas e conseguem fidelizar uma quantidade considerável de compradores.
Este artigo apresentará 5 benefícios que uma empresa pode ter ao adotar o cartão fidelidade como uma estratégia de marketing. Confira as vantagens logo abaixo!
Incentiva o cliente a realizar mais compras
O ser humano anseia ganhar brindes e recompensas. Não é a toa que o Natal é um dos períodos com maiores vendas do ano. Ainda que seja um objeto simples ou simbólico, o consumidor fica satisfeito em receber o agrado — muitas vezes por ter a sensação de que o brinde foi “gratuito”.
Sendo assim, criar um programa de fidelidade para que o indivíduo ganhe recompensas ao realizar suas compras pode ser o incentivo que faltava para o cliente visitar e comprar com uma frequência maior.
O interessante é que isso não precisa ser algo momentâneo. Ao fazer seu primeiro resgate de pontos – trocando por prêmios ou descontos – o consumidor tende a comprar ainda mais para sempre ter direito as recompensas.
Engaja o cliente com ofertas exclusivas
Copiar o que outras empresas de sucesso fazem é uma boa prática. No entanto, é preciso ter cuidado em copiar o conceito, adaptando à realidade do seu público e seu negócio. Embora muitas empresas já realizem seus programas com cartão fidelidade, as suas ofertas podem e devem ser únicas.
Essa ação é uma oportunidade para que o empreendedor trabalhe de maneira diferenciada. Muitas empresas no mercado estão habituadas a oferecer milhas de viagens ou descontos em produtos nos seus programas de fidelidade. Você tem a chance de fugir do lugar comum! Pense, invente, faça diferente!
No final das contas, qualquer consumidor hoje em dia sabe como funciona um programa de fidelidade. Por isso, na prática, muitas empresas não conseguem alcançar o objetivo principal: a fidelização. Se você oferecer recompensas que não serão encontradas em outros lugares, o cliente sempre terá motivos para voltar e continuar consumindo o seu serviço ou produto.
Reduz os custos
É natural que o gestor pense logo em quanto custará a ação de oferecer brindes e recompensas aos compradores. Podem ponderar que a economia com um programa assim poderia ser usada para oferecer preços mais baixos ou fazer altos investimentos em marketing.
No entanto, é preciso olhar por um cenário mais amplo. Lembre-se de que o consumidor não compra apenas pelo preço — esse é apenas um dos influenciadores. Um dos principais, certamente, é a emoção.
Quando ele ganha um agrado de uma loja, isso influencia diretamente em sua vontade de voltar ao estabelecimento. Assim, a conta nesse caso é bem simples: se a cada cinco compras do cliente, a loja distribui um brinde, o lucro recorrente será sempre maior. Não há prejuízo ou desperdício de dinheiro, apenas investimento.
Além disso, vale lembrar que o valor de aquisição de fregueses é muito maior que o de fidelização. Portanto, o valor empregado no programa é consideravelmente menor que o valor para atração e pode ser que este compre apenas uma vez.
Na prática, o cartão fidelidade é um ótimo aliado do negócio para reduzir custos, gerar receita recorrente, aumentar a margem de lucro e controlar o fluxo de caixa.
Melhora o relacionamento com os clientes
A entrega de recompensas, por si só, já uma é uma ação que ajuda no relacionamento entre compradores e empresa. Porém, um programa de cartão fidelidade pode ir muito além disso. O objetivo principal de um planejamento como esse é a fidelização do consumidor.
Porém, não é apenas o brinde que fará o cliente retornar. Para que isso ocorra ele precisa se sentir bem de uma maneira geral e ter uma experiência de atendimento única. Para ter êxito nesse sentido, é preciso conhecer o consumidor. Mas como fazer isso? Veja abaixo algumas formas:
- promover pesquisas por meio de e-mail, redes sociais e aplicativos;
- programar dias especiais para trocas de brindes (como por exemplo, o décimo brinde do mesmo consumidor etc.);
- perguntar internamente o que os colaboradores gostariam de receber como brindes, caso fossem clientes da empresa.
Ao saber que o objetivo é melhorar o serviço e o programa, certamente o usuário se sentirá muito mais motivado e fornecerá insights relevantes.
Ações simples, que não demandam grandes investimentos financeiros e de tempo, mas que fortalecem ainda mais o programa de fidelidade e, consequentemente, solidifica o relacionamento do consumidor com a empresa.
Gera publicidade orgânica para o seu negócio
Qual tipo de propaganda você acha que surte mais efeito? A que você sabe que é patrocinada ou que vem do coração, sem custo? Com um programa de cartão fidelidade efetivo, você fidelizará mais compradores, que farão publicidade voluntária.
É uma tendência natural: se um cliente é fiel a uma marca ou empresa, ele fala bem dela para outras pessoas. A fidelidade é tamanha que o mesmo passa a defender a marca em algumas situações.
Em tempos de redes sociais, em que tudo ganha um conceito superlativo (para o bem e/ ou para mal), ter consumidores que acreditam, divulgam e defendem seus produtos pode ser vital para o sucesso ou manutenção do status da empresa.
E, além de tudo isso, você pode alavancar o marketing da sua empresa com os próprios brindes. Colocando a logomarca da instituição nas recompensas entregues, a sua marca será vista sempre que o consumidor mostrar o brinde para outras pessoas. Ainda que ele não seja detalhista ao informar onde comprou, o seu merchandising será feito de qualquer forma.
Implementar um programa eficiente de cartão fidelidade é uma ótima forma de gerar vendas recorrentes, engajar os clientes com ofertas exclusivas, reduzir custos, melhorar o relacionamento com o público e aumentar a efetividade do negócio.
Diante de tantos benefícios o que você está esperando para colocar em prática esta estratégia no seu negócio? Fale conosco e vamos ajudá-lo!