Tempo de leitura: 6 minutos
Muita gente deve lembrar de uma música dos Mamonas Assassinas que associava o crediário à felicidade. Você sabia que o fundador da rede de lojas mencionada na canção, Samuel Klein, foi o pioneiro no Brasil a oferecer venda a prazo no carnê próprio? Mais do que isso: quando ele começou com seu cartão fidelidade, tinha apenas uma charrete. Vendia artigos de cama, mesa e banho de porta em porta.
Não há, portanto, prova mais contumaz de que não é preciso ser grande para ter crediário exclusivo. Aliás, fazendo isso, ele tornou-se o “rei do varejo”. Hoje é diferente, pois a concorrência é bem mais vasta. Por outro lado, existem à disposição softwares modernos e acessíveis que servem até aos prestadores de serviço. Quer transformar seu negócio? Então leia neste post muito mais sobre o tema! Venha com a gente!
Fidelize seus clientes
Samuel Klein deixou a lição: “Quanto mais pobre uma pessoa, mais honesta ela é”, dizia. Isso significa que a maior parte do público honra suas dívidas, portanto merece ser bem tratada.
Nos anos 50, quando o rei do varejo ia de casa em casa, quase não havia concorrência. A situação é completamente diversa nos dias atuais.
Em qualquer cidade de médio porte, encontram-se diversas farmácias, lojas de roupas, padarias e até supermercados num único quarteirão. Então, quem não fizer a diferença, ficará para trás.
O freguês quer sentir-se especial. Quando você dispõe de meios exclusivos de venda à prazo, está proporcionando também esse sentimento.
É inevitável, por este motivo, contar com formas criativas para bonificar os clientes. O cartão fidelidade tem a função de propiciar uma compra com vantagens, mas pode ser usado para políticas de prêmios. Por exemplo: a cada R$ 100,00 despendidos, o cliente poderia receber uma gratificação de R$ 2 em mercadorias.
Medidas como essas vão estimulando a confiança no seu estabelecimento. Outro benefício é aumentar o poder de barganha com seus fornecedores. Quanto mais usuários no seu banco de dados, mais credibilidade terá o negócio junto aos seus credores.
Adicionalmente, você pode usas essas informações sobre seu público para angariar novos consumidores. Referências são cruciais neste segmento.
Aumente as vendas com condições especiais de pagamento
Se o comprador aprecia dedicação e zelo, nada melhor do que ofertas diferenciadas. Concorda? Com o cartão fidelidade, isso fica mais fácil de implementar porque o freguês pagará menos juros do que desembolsaria com as bandeiras tradicionais.
Esse procedimento vale a pena também para o comerciante. Os ganhos com a correção monetária no serviço próprio são maiores do que os rendimentos em instituições financeiras, pelos quais ele teria de pagar.
Sabendo quem são seus usuários, é simples criar promoções personalizadas, isto é, adaptadas na medida. Imagine, por exemplo, que um cliente de nome João está no cadastro.
Faça o seguinte: envie um e-mail perguntando em quais produtos ele teria interesse em receber desconto. Suponha que a resposta tenha sido fraldas, talcos, lenços, já que João está à espera do primeiro filho.
Com perspicácia, a loja terá produtos com abatimentos específicos para a família de João por muitos anos. Assim, a atenção e a cordialidade, tão bem-vistas por todos, estarão sempre à disposição no seu empreendimento, não apenas produtos de boa qualidade. É imprescindível demonstrar prazer em atender.
Reduza a inadimplência
A concessão privada de crédito de um estabelecimento contribui muito para o controle financeiro. Isso porque ela funciona com regras muito claras sobre as condições de quitação das prestações.
É realizado todo um acompanhamento, desde a autorização para conceder o privilégio até cobrança por meio de ações judiciais, se for necessário.
Assim, o sistema vai ajudar na recuperação dos atrasados. Dê aos seus devedores a chance de renegociarem as dívidas por meio do atendimento privativo. Dessa forma, além de não amargar o prejuízo, é possível instituir o juro que você considerar mais adequado. Será vantajoso para o comprador, pois as taxas bancárias são altíssimas.
Com o cadastro, será viável enviar lembretes por e-mail para avisar da aproximação da data da fatura. É um jeito de impedir que o usuário acabe esquecendo da parcela.
Se a conta vencer, dá para fazer o mesmo e utilizar a tecnologia a seu favor na comunicação. Não se esqueça, entretanto que sempre haverá riscos. Atrasos virão e será necessário lidar com eles. Tenha cuidado, porém, pois imprevistos também são rotineiros.
Por isso, não é preciso cobrar logo no dia seguinte. Estipule limites que sejam mais convenientes, mas sempre sem perder a cortesia e a elegância.
Mais um incentivo é que as melhores empresas desse ramo possibilitam armazenamento em data center, o que representa mais segurança, uma vez que os dados não estarão restritos aos computadores da loja. Vale lembrar que as informações são protegidas.
Saiba como implementar
O primeiro passo para oferecer seu cartão fidelidade é coletar as informações cadastrais dos clientes. Pergunte nome, telefone, endereço, e-mail e, principalmente, questione sobre os produtos de interesse. Em seguida, faça um balanço para descobrir os que mais gastam em seu comércio. Afinal de contas, é preciso saber quem merece mais descontos.
Não é muito caro contratar análises de crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian, entre outras similares.
Desse modo, o estabelecimento separa o joio do trigo, colocando na rede apenas aqueles que antes não deram problemas. Simultaneamente, você vai ajudar outros comerciantes a evitar maus pagadores.
Mas os benefícios não param por aí: há vantagens indiretas como, por exemplo, aproveitar o banco de dados para construir um mailing dos fregueses.
Adote igual procedimento com as redes sociais. É só usar a mesma lista para efetuar os convites no Facebook ou no WhatsApp.
O cartão fidelidade, portanto, é um instrumento muito eficaz para quem quer ser competitivo num mercado tão acirrado. Ainda mais num cenário de crise, em que a capacidade de compra dos brasileiros tem diminuído. Quem consegue vender a prazo, dispara da concorrência. Sem as taxas bancárias exorbitantes, seus clientes terão muito mais inspiração e ânimo para gastar na sua loja.
Viu? O que não faltam são razões para implementar um sistema de crediário próprio em seu comércio. Quer saber mais? Então entre em contato!