Tempo de leitura: 3 minutos
Toda campanha de marketing deve ser feita por meio de um planejamento eficiente e seguida de acompanhamento e análise. Isso é importante para manter o projeto dentro do foco — tanto em termos de resultados quanto de gastos. Em relação às métricas de supervisão, uma das mais utilizadas é o custo de aquisição de clientes (CAC).
No mundo corporativo, quanto mais racionais e analíticas forem as estratégias, maiores serão as chances de sucesso. Afinal, não se pode esperar que altos investimentos sejam concedidos por meio de palpites e convicções.
Sendo assim, esse artigo apresentará as principais questões sobre esta que é uma das métricas mais importantes do marketing: o custo de aquisição de clientes. Acompanhe a leitura e confira!
O conceito de CAC
Trata-se de uma métrica que contabiliza os valores que são investidos para a conquista de novos clientes. O intuito é analisar se os recursos aplicados para atrair novos consumidores estão sendo bem aproveitados.
A métrica pode considerar vários gastos para chegar a um número definitivo. Abaixo, veja alguns exemplos:
- custos com transportes nas visitas aos leads;
- despesas com e-mail marketing;
- investimento em anúncios;
- horas investidas na produção de materiais e conteúdo.
Todo e qualquer investimento relacionado a esse processo, desde a atração de leads até sua conversão em clientes, pode ser contabilizado na métrica do CAC.
Cálculo do custo de aquisição de clientes
Como visto, o cálculo de CAC pode considerar muitas variáveis, por isso nem sempre é simples obter um resultado definitivo. No entanto, existem duas fórmulas que ajudam a realizar a medição. Veja-as a seguir:
Fórmula simplificada
Na fórmula simplificada, só é preciso pegar o valor total investido no marketing de aquisição e dividir pelo número total de clientes adquiridos.
A fórmula simplificada fica: CAC = MA/CA
Fórmula completa
A fórmula completa é mais abrangente nas suas variáveis e considera os seguintes pontos:
- serviços de marketing extras (Sp);
- gastos extras (E);
- total das campanhas de marketing (CCM);
- salários dos profissionais envolvidos com as campanhas de marketing (Sm);
- custos de softwares utilizados nas campanhas de marketing (Cs).
A fórmula completa fica: CAC = CCM + Sm + Cs + Sp + E / CA
A importância do CAC para as empresas
A importância do CAC se dá pela relevância do item analisado — afinal, quanto menor o custo para conquistar novos clientes, maior será a facilidade para crescer. Se o resultado apresentado não for o esperado, isso significa que a saúde financeira do negócio corre perigo, indicando a necessidade de novas ideias para mudar o quadro.
Dessa forma, o CAC pode ser o impulsionador para melhorar o desempenho da empresa em termos de geração de novos clientes e otimização dos investimentos. Além disso, a métrica ajuda a entender a rentabilidade do negócio.
O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma das principais métricas utilizadas no mercado. Com objetivo de mostrar se as finanças da empresa estão saudáveis, tornou-se primordial em épocas em que redução de custos é uma prioridade. Então, analise as informações apresentadas no artigo e busque o equilíbrio financeiro para o seu negócio!
Gostou de saber como medir os custos de atrair e fidelizar clientes? Então siga-nos no Facebook e Twitter e continue por dentro desses e outros assuntos!