5 Dicas para sair do vermelho

Tempo de leitura: 2 minutos

Com a correria do dia a dia muitos empresários acabam cometendo erros na gestão financeira dos seus negócios e perdendo muito dinheiro! Quer saber como evitar esse problema? Nesse post você encontra a resposta para essa pergunta, dividida em cinco partes. São elas:

1. Não ter e não desenvolver capacidade de gestão


Para manter a sua empresa competitiva é necessário ter a capacidade de adaptação e aprendizado permanentes, estar apto a conviver com outras empresas, saber mudar de rumo e se reposicionar quando preciso, criando um perfil ativo e promissor. Essas características fazem parte da capacidade de gestão do empresário e se ele não tem e não se desenvolve, certamente o seu sucesso estará comprometido. 
Então a primeira dica é: busque se manter atualizado, aprimorando sempre a capacidade em gerenciar o seu negócio.

2. Não inovar


Investir em inovação é essencial para sua empresa, independentemente do porte, objetivando se manter ativa e competitiva no mercado. Não há uma forma única para gerir a inovação, mas o relevante é que essa gestão da inovação não pode se delimitar a ações isoladas: ela requer ferramentas, treinamento e persistência.
Com isso, a nossa segunda dica é: planeje a inovação da sua empresa, não se mantenha estagnado.

3. Não conhecer o seu estoque


O controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade disponível de cada item dentro da loja e a quanto dinheiro os produtos valem. Embora seja uma tarefa básica e muito importante, muitas das pequenas empresas não realizam um controle eficaz e apresentam “furos de estoque”, ou seja, acabam tendo prejuízo. 
Dessa forma, nossa terceira dica é: conheça bem o seu estoque, controle todas as entradas, saídas e projeções. É importante contar com uma ferramenta que te auxilie nessa tarefa! 

4. Não fazer o planejamento financeiro


Administrar as finanças exige tempo, dedicação e conhecimento. É comum ver empresários pulando etapas e não dando a devida atenção para análise do cenário em busca da melhor solução para os problemas financeiros. Negligenciar o seu planejamento financeiro pode te fazer perder muito dinheiro. 
Portanto, a nossa quarta dica é: não deixe a sua empresa sem um direcionamento, trace um planejamento claro de onde você deseja chegar!


5. Não separar as despesas pessoais das empresariais

Existe o seu dinheiro e o dinheiro da sua empresa. Mas misturar essas duas coisas é um erro bastante comum no mundo dos negócios. Basta um pequeno descuido e finanças pessoais e empresariais se tornam uma coisa só, causando um enorme estrago.
Esse é um erro grave porque dificulta o controle financeiro do negócio, desde a gestão dos materiais da empresa até o fluxo de caixa. 
Por fim, a quinta dica é: não misture a pessoa física com a pessoa jurídica. Quando o caixa para pagar e receber se tornam um só, fatalmente sua gestão financeira será prejudicada.

Fonte: Sebrae Bahia – 22/10/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *